Translate

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Analisando- Taboo Tattoo, esse anime foi um “Tabu”?

E voltamos!

(ANÁLISE FEITA E POSTADA PELO CELULAR DE ÚLTIMA HORA, PEÇO DESCULPAS CASO TENHA COMETIDO ALGUM ERRO).

Por MIKA

E ae? Como vai pessoal? Sou o MIKA, e, bom, esta é a primeira análise minha depois de TANTO TEMPO. O site, como alguns notaram, ficou um BOM TEMPO (e bota tempo nisso), paralisado, por diversas razões. E agora estamos voltando, e para isso, escolhi faze a análise de um anime que, bom... Talvez seja meio ilógico começar com “gosto amargo na boca” essa nova fase, MAS é porque eu acho que será interessante testar a recepção de vocês, afinal, quero ver o que estão achando da minha análise, se acham que estou sendo sentimental demais e pouco analítico, se coloco demais minha emoção. Por isso, peguei Taboo Tattoo, um anime recente e que tinha certo hype, mas que acabou sendo bastante xingado por muitos. E por que fora muito xingado? Vamos descobrir. E vou reforçar que estes tipos de textos geralmente seguem mais por minha opinião, porém tem o que falei acima, por isso me cobrem se for preciso. Ah, e não se esqueçam, podem me criticar nos comentários e dizer sua opinião sobre o anime em questão.

A história

Seigi Akazuka (apelidado de “Justice”, pois seu nome em japonês lembra a palavra “Justiça” no mesmo idioma), um jovem que é bom em artes marciais. Seigi resgata um dia um velho sem-abrigo de alguns bandidos, e o homem dá a Seigi um objeto que imprime uma tatuagem na palma da sua mão. No entanto, não é uma tatuagem comum, mas uma arma especial que dá a Seigi poderes sobrenaturais, como a deformação do espaço-tempo. Seigi conhece então uma agente americana chamada Bluesy (apelidade de Easy), cujo dever é recuperar as tatuagens. Seigi decide ajudá-la e fica envolvido numa conspiração transnacional.

Considerações Técnicas

Lendo a sinopse, já dá para notar certos devaneios no anime, mesmo assim decidi dar uma chance. Afinal, claramente é um shonen clássico, como notaram (mesmo ele sendo publicado numa revista seinen). E isso é algo notável já em seu protagonista
Seigi é o clássico herói que quer lutar por justiça (a principal motivação dos protagonistas de shonens), e por isso ele se mete onde não deve, não mata ninguém, e ainda por cima é “virjão”. Sim, não tem nada novo nele. E o carisma? O mesmo de qualquer protagonista desse tipo. Porém Seigi consegue ser do tipo “irritante”, e suas motivações tão ruins quanto ele.

A heroína Bluesy é bastante normal também, a típica garota que explica tudo para o protagonista, e se arrepende de tê-lo envolvido nesse mundo, totalmente clichê. Claro, tem vezes que ela diverte SIM, MAS ainda sim ela não tem um bom potencial para ser considerada uma personagem carismática o suficiente para me conquistar.
E tem a Touko, a amiga de infância gostosa inútil do protagonista bem “ô lá em casa”. Ela até que é simpática, porém acaba, ao longo da trama, se tornando outra personalidade clichê, do tipo que quer estar sempre do lado do herói, é meio tsundere, quer fazer tudo pra ele, quase implora para o protagonista nota-la, afinal é normal no Japão a amiga de infância querer o corpo nu do protagonista. Outra personagem sem qualquer carisma para você se importar com ela, além de dar a história mais um clichê: O da Friendzone. Claro, tem um evento que envolve ela mais pra frente, mas comentarei isso na parte COM SPOILERS.

E tem o Tom. Não o Tom do Tom e Jerry, outro Tom. E antes que alguém reclame, sim, estou ciente que ele é inútil para criar certo humor. Porém o humor é desnecessário, chato e terrível. Logo, não vou com a cara dele, além de achar que o papel dele é desnecessário.
E têm os vilões, um mais ridículo que o outro, que tentam passar uma sensação de perigo, mas no fim mesmo matando e destroçando, eles continuam sendo chatos. Talvez a Princesa Arya seja a mais próxima de uma boa vilã, já que a motivação dela é algo “perdoável”, e ela tem certo carisma, eu confesso, até que gosto dela. Mas não é e nunca será minha personagem preferida de anime.

E vamos para o enredo, e já vou resumir tudo nessa frase: Decepcionante.
Mesmo que pela sinopse eu tenha notado que era algo bem clichê, eu decidi dar uma chance, afinal, de animes clichês pode surgir ouro, como Shokugeki no Souma (calma que a análise dele está vindo). MAS isso não se aplica à Taboo Tattoo. O começo foi clichê, mas interessante, os 4 primeiros episódios foram interessantes, MAS do 5 em diante tudo desanda. Aliás, o 5 é o que joga tudo no lixo, uma auto sabotagem.

Vamos por episódio: O Episódio 1 foi legal, gostei bastante dele. O 2 foi mediado, teve uma luta só que ela mal começa e termina logo de cara. O 3 começa e a luta acaba. Uma nova luta começa no final do 3. E no 4 não acontece grande coisa. E o 5, PUTA QUE PARIU, QUE EPISÓDIO RUIM DEMAIS! A partir dele o anime começa a decair de vez! O anime se mantêm em movimento, por isso dizer que a trama é parada não cola, porém quase todas as lutas acabam terminando de forma bem anticlímax, sem ter algo que te empolgue de verdade. E o clímax do episódio 5 é BEM SEM GRAÇA. Colocaram uma animação estática, gastaram várias animações fluídas nos 4 primeiros episódios, aí chega no 5 e coloca aquela cena estática, já matou com 50% da emoção (aparentemente a produção estava atrasada na época, e os animadores não tiveram tempo de finalizar direito).

A trama tenta ser algo sombrio e violento, tanto que violência é algo bastante explícito no anime, com gente sendo desmembrada, partida ao meio, com “zangue” “zorrando” pra tudo quanto é lado. EU tinha assistido a versão com censura, mas depois vi algumas cenas sem censura, e de fato, o anime pegou pesado nas mortes. Porém ele peca em algo que já até comentei em minha análise do Akame ga Kill: Ele insere humor aonde teoricamente não devia ter, coloca piadas no meio das lutas, onde tem gente morrendo ou gravemente ferida, e isso acaba matando toda a emoção que a cena podia passar. Vou até usar as mesmas palavras que usei na outra análise: Eu sei que é para descontrair, mas, poxa, é uma trama teoricamente sombria, não precisava disso. Tá, uma piadinha ou outra até vai, mas Taboo Tattoo tem muita comédia, e muitas piadas você pensa “é pra rir ou pra chorar?”. O humor é imbecil demais, e não falo só das partes cotidianas, uma vez que o humor do autor não é muito bom. O problema é justamente o mmento em que é inserido, ele não se encaixa. O próprio Tom, por exemplo, mano, pra quê ele ser inútil? No episódio 5 tivemos uma metralhadora de piadas idiotas, com beijo e até mesmo com as tripas do cara de fora. Que senso de humor é esse? E qual o resultado? Você não consegue levar a obra a sério, o autor tenta criar algo violento e tenso, visto que o mangá está numa revista seinen, mas cria mais um shonen e mantêm as piadas. Sério, o que se passa pela cabeça dele? Como quer que levemos à sério Taboo Tattoo?  Pior é gastar quase metade de um episódio inteiro (sim, novamente remeto ao 5) só com comédia.

Outro problema do anime é que parece que estão correndo com a história e “comprimindo” muito material. No episódio, 5 (olha ele de novo), tivemos praticamente um volume inteiro de mangá emendado. É perceptível, mesmo pra quem não acompanha a série em mangá, que o anime está corrido demais. Ou seja, muitas partes importantes foram cortadas, partes das lutas até, muita coisa ficou corrida, não dava tempo de respirar e absorver as informações, e com isso o anime estava chato demais. Foi uado 1 capítulo no episódio 1, 1 no 2, e depois disso começaram a comprimir mais e mais, cada episódio se tentava enfiar mais capítulos, e a trama ia se embananando mais e mais. Não sei se fizeram isso, pois o anime não estava fazendo sucesso e queriam pelo menos terminar o arco em que se encontrava, de qualquer forma foi tudo jogado no lixo.

A animação, bom é algo que mais me decepcionou. No primeiro episódio, ela estava linda demais, a coreografia das lutas estava excepcional, usaram muito controle de câmera, que deixava a luta mais dinâmica. Era um negócio bem difícil de ver em animes por exigir de animadores bem mais experientes que tenham um controle corporal de personagens bem avançado. Como tinha muita animação fluída nas partes de ação, nas partes de cotidiano, que não exigiam animação fluída, eles economizaram bastante com cenas semi estáticas (quando algo se move na tela, mas você nota que estão “arrastando” um frame estático).  De qualquer forma, os primeiros episódios tinha uma animação boa, algo bom para um anime de ação que exige mesmo disso. Mas depois ela foi só descaindo, aprece que a verba do anime diminuí, não sei, e toda aquela animação linda do episódio 1 ao 4 foi jogada no lixo. O CG também era bonito no começo e começou a decair na qualidade.

A trilha sonora não era impactante, não conseguia casar bem com as cenas. A abertura era boa, e o encerramento também. A dublagem estava ok, como Makoto Furukawa (Saitama de One Punch Man) no papel de Seigi, Mikako Komatsu (Ulla de Kamisama Hajimemachita) como Bluesy, e Chika Anzai (Chaika de Hitsugu no Chaika) como Touko.
O diretor do anime, Takashi Watanabe (Shakugan no Shana) fez um trabalho ruim, enquanto o roteiro de Sekijima Mayori (Star Ocean EX) e Masateru Ohtake estava PÉSSIMO. Pelo menos o character design de Shinya Hasegawa (Kill me Baby) estava bonito.

Agora vem a parte com SPOILERS. Se não quiser saber o que acontece, pule direto para os Comentários Finais.
O anime está cheio de problemas. Eu relevo o fato dos EUA estarem tomando um coro do outro país lá, o Reino, porque é um anime, mesmo que seja tecnicamente difícil isso acontecer (até porque são os EUA, não é segredo que eles são uma poderosa potência militar). Mas a coisa é algo muito mais surreal. A começar que eles matam o mestre e a amiga de infância do protagonista no mesmo episódio. Matar a amiga de infância foi original, afinal a maioria dos animes costuma deixa-la viva, e admito, foi corajosa a atitude do autor, MAS a forma que ela morreu foi idiota demais. Levaram-na ao campo de batalha, aí quando os EUA estavam perdendo quiseram tirá-la de lá, e ela, como qualquer garota inteligente faria (ironia), decide voltar e ir atrás do protagonista. Pra começar: POR QUE A LEVARAM AO CAMPO DE BATALHA? POR QUE DIABOS ELA ESTAVA LÁ? “Ah, ela tinha uma tatuagem na testa”, mano, ela nem sabia controlar a tatuagem, nem tinha mostrado algum poder, pra quê levar a garota? E por que o autor a matou? Para tentar criar uma tensão, e assim fazer o protagonista evoluir. Ok, o protagonista ficou lá, sedento por vingança, e posso dizer que foi bom isso, ele querer matar a princesa, abandonando seus princípios de nunca matar, foi uma boa evolução. Mas a tensão que prometia não teve, e a morte não foi chocante, a personagem não tinha nenhum carisma, não me importava com ela. Aliás, não me importava com ninguém, a maioria ali morria e você nem conseguia decorar o nome, e aí foda-se com quem morreu. Sei que isso é um problema comum à esses animes de grande violência, morrerem aos montes e você nem sabia o nome, mas é ridículo que a morte da amiga seja bem anticlímax, com aquela cena estática, nossa, que porcaria foi aquilo!
E temos a batalha final no anime, que virou uma batalha entre Kaijus, com um final confuso demais, momentos clichês de shonens e uma chatice só. Fora que ela terminou de um jeito BEM esquisito, com "poder da amizade" e sem algum nexo. 

Comentários Gerais

Taboo Tattoo tinha tudo para ser um dos melhores animes de 2016, mas acabou jogando tudo isso fora. Mesmo com seus clichês, tinha potencial, mas seguiu pelo caminho errado, e deu nisso: Personagens chatos, um protagonista clichê demais, lutas que acabavam logo, desenvolvimento de enredo corrido e confuso, um humor forçado e desnecessário e ruim, uma história mal contada e um universo que seria interessante de ser explorado só que fizeram isso da maneira INCORRETA. A forma como ele se desenvolveu e onde acabou resultou em uma ideia desperdiçada.

No fim, eu digo: Não recomendo este anime, mesmo para o bom amante de anime de porrada. O anime é muito ruim, tão ruim quanto Strike the Blood, conforme fiz a análise
O anime está indo mal em vendas de BDs e DVDs, o que impede que futuramente tenha uma segunda temporada, e isso contribuí para que ele se torne logo uma obra esquecida (embora o final do último episódio tenha uma prévia para o que seria uma nova temporada, mas não seria estranho se cancelassem o projeto). Por isso, para mim e para uma grande maioria (provavelmente), o anime não deverá fazer falta. Agora, e se ganhar um dia segunda temporada? Mesmo que ganhe, com certeza não serei eu quem irá assistir.
Por MIKA. 

Um comentário:

Deivid disse...

Cara ainda bem que alguém me diz uma opinião 98% semelhante a minha cara esse anime,tinha tudo pra sem muito bom mas se atirou no lixo acada ep,só que não consigo deixa de gosta da trilha sonora é de pensar que se ele tivesse sido feito devagar e dado um foco maior no pai do protagonista é na relação dos dois seria um bom anime de ação !!