Translate

sábado, 2 de abril de 2016

Primeiras Impressões: Gyakuten Saiban: Sono "Shinjitsu", Igi Ari! (Ace Attorney)

OBJECTION!!!

Por MIKA

Quem aí for gamer, principalmente se for fã dos jogos da Capcom (a desenvolvedora de Street Fighter, Resident Evil e Devil May Cry) com certeza já jogou ou pelo menos já ouviu falar de Gyakuten Saiban, mais conhecido aqui no Ocidente pelo nome Ace Attorney. Ok, talvez não seja uma franquia assim tão popular quanto seus conterrâneos Street e Resident, mas é inegável a fama dela, ao ponto de seu protagonista ser personagem jogável em Marvel vs Capcom 3. Agora saiu o anime de Ace, um dos mais esperados da temporada. E, agora, vamos analisar o seu primeiro episódio. Lembrando que este post pode conter spoilers, leia por sua própria conta e risco.

A história segue a vida do novo advogado de defesa Naruhodou Ryuuichi (Phoenix Wright), seu mentor Ayasato Chihiro (Mia Fey) e sua irmã spirit-medium (sacerdotisa) Mayoi (Maya Fey) em como eles trabalham com personagens característicos, como o detective Itonokogiri Keisuke (Dick Gumshoe) para salvar os clientes de Ryuuichi de seus vereditos de culpado.

Antes de mais nada, eu deixo avisado que usarei os nomes em inglês, por que assim como a maioria, imagino, eu também estou acostumado com os nomes em inglês. Joguei o jogo em inglês, então não tem jeito. Mas, tirando esse detalhe, vamos lá:
O episódio começa com um assassinato. Já logo de cara nos mostram quem é o culpado. Depois da abertura, temos uma rápida apresentação de Phoenix Wright, e dele indo para sua primeira audiência. Lá, ele encontra sua mentora, Mia, e aí nós descobrimos o porque dele escolher um homicídio como seu primeiro caso: O suspeito é um amigo de longa data de Phoenix.

O episódio é bem corrido, comparado ao jogo. Temos o desenrolar de um caso onde uma réplica em miniatura da famosa estátua "O Pensador" fora usada como arma do crime, e que ela era um relógio. O verdadeiro culpado (que é revelado logo nos primeiros minutos do anime) tenta se passar por testemunha e tenta incriminar o pobre coitado. Claro, Phoenix tem de usar toda a sua esperteza para resolver ocaso, e nisso temos a famosa frase do jogo: Objection!

Depois que tudo é resolvido, Mia e Phoenix voltam para casa, e ela pergunta a ele sobre o porque dele querer ser um advogado. Phoenix já havia dito antes que era por causa do amigo dele (e temos flashbacks da época em que ele era criança, e o amigo dele o defendeu), mas ele tinha um motivo a mais. Quando ele ia contar, olha só, ele descobre que esqueceu a bicicleta (!!!) no fórum, e volta para buscá-la, prometendo contar à Mia o motivo de porque ele quis ser advogado. Mas o episódio termina com uma aparente morte de Mia.

O episódio foi bem mesmo de apresentação. O mais básico possível, A animação é simples, mas eficiente, até porque Ace Attorney não exige tantos efeitos, só que dá para ver que economizaram muito na animação, ainda mais no CG.
Devemos lembrar que o estúdio do anime, o A-1 Pictures (o mesmo de Fairy Tail, AnoHana, Shigatsu wa Kimi no Uso, Boku Dake ga Inai Machi, Magi, SAO, Nanatsu no Taizai, Kuroshitsuji, Ao no Exorcist, GATE, Asterisk, Uchuu KyodaiWorking, Servant x Service, Hai to Gensou no Grimgar e muitos outros animes), por mais que tenha um histórico de uma animação que vai de mediana para muito boa, fato que ás  vezes eles fazem animações porcas. O de Ace é uma mediana, mas o CG é muito artificial.
Aliás, eu achava que quem faria a animação seria o Bones, já que são eles quem fazem as cutscenes do jogo. Bom,o Bones já estava atolado em animes pra abril, então era bem razoável supor que eles não ficariam com o anime.
A staff é boa. O diretor é Watanabe Ayumu (o mesmo de Uchuu Kyoudai, Nazo no Kanojo X, Kanojo ga Flag wo Oraretara e vários Doraemons), que possuí um grande nome. O roteirista tem uma certa experiência em animes do gênero. Ele já cuidou dos scripts das duas temporadas de Kindaichi Returns.
O dublador de Phoenix, o Yūki Kaji (Eren de Shingeki no Kyojin, Haruyuki de Accel World, Meliodas de Nanatsu no Taizai, Osamu de World Trigger, Mabuchi de Ao Haru Ride, Alibabá de Magi, Finny de Kuroshitsuji, Shu de Guilty Crown, Yumasaki de Durarara, Maiko de Nisekoi e muitos outros personagens), por mais que eu tenha gostado da atuação dele, afinal, ele é um dublador muito bom, eu ainda acho que ele não combina com o Phoenix. Bom, só o tempo dirá.

Talvez alguns se decepcionem com o anime por seu primeiro episódio ter sido um pouco corrido em relação ao game. Aliás, quem não conhece o game, pode estranhar o anime não ser algo sério, uma vez que temos uma mistura de comédia e mistério. Os fãs não vão se importar, mas quem não tá por dentro da franquia pode estranhar. No anime não teremos apenas um caso, serão vários até o principal, que sempre é o último e que tem maior relevância e importância pro plot geral. Como o anime vai adaptar o primeiro jogo, o que ao meu ver foi uma decisão correta, devemos ter uma história mais fechadinha. Bom, é só o primeiro episódio, vamos ver como ele se saí nos próximos. OBJECTION!!!!

E eu fiquei feliz ao ver que no episódio 2 vai aparecer minha amada Maya Fey! Ainda mais sabendo que a dubladora dela é a sensacional Aoi Yūki (Madoka de Madoka Magica, Victorique de Gosick, Diane de Nanatsu no Taizai, Hinazuki de Boku Dake ga Inai Machi, Ichigo de Yumeiro Patissiere, Tatsumaki de One Punch Man, Chiaki de Beelzebub, Clementine de Overlord, e muitos outros, sendo que nesta temporada ela fará Tsuyu de Boku no Hero Academia). ANSIOSO!

Nenhum comentário: