Translate

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

SYO Anime Awards 2015


Conheça os melhores animes de 2015... Segundo nossa premiação.

Por MIKA

Yeah! Demorou mais saiu! Depois de um ano recheado de surpresas e decepções, veremos agora quais animes valeram a pena acompanhar neste ano que passou!
Essa é nossa segunda premiação, cliquem aqui para verem a do ano passado. E lembrando que está é uma recomendação com base no gosto pessoal e duvidoso destes redatores. Selecionamos 26 categorias das quais você confere a seguir:
Melhor Cenário

Melhor Direção de Arte

Melhor Roteiro

Melhor Anime Curto
Melhor Abertura
Melhor Encerramento
Maior Surpresa do ano
Maior Decepção do ano
Melhor Trilha Sonora
Melhor Continuação em 2015
Melhor Anime de Ação/Aventura
Melhor Anime de Comédia
Melhor Anime Dramático/Triste
Melhor Anime de Romance
Melhor Anime de Terror
Melhor Adaptação
Melhor Anime Original
Melhor Vilão/Antagonista
Melhor Protagonista Masculino
Melhor Protagonista Feminino
Melhor Personagem Secundário Masculino
Melhor Personagem Secundária Feminina
Melhor Dublador
Melhor Dubladora
Melhor Anime de 2015

Pois bem, vamos nessa, e lembrando que esta premiação foi feita com base em análises e gostos pessoais nossos, por isso se quiserem dar sua opinião, deem nos comentários!


Melhor Cenário

Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 2

A segunda parte da aclamada adaptação da visual novel da TYPE-MOON manteve o padrão de qualidade da primeira parte. É de se bater palmas a qualidade de animação que a Ufotable foi capaz de colocar em uma série semanal e os maiores problemas dessa parte são mais culpa do protagonista do que deles. Será que ainda vamos ver uma nova série retratando a rota que sobrou?

Melhor Direção de Arte

Death Parade
Não há de se negar que a Madhouse provou mais uma vez que sabe fazer uma animação linda. O anime transmite através de suas imagens uma sensação de que aquele mundo é real e que podemos fazer parte dele. A cada episódio, percebemos o quanto o anime possui ótimos frames, e não notei muitos bugs na animação.
Melhor Roteiro

Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 2

Não vamos negar que a segunda parte foi melhor que a primeira. Novamente ufotable fez um bom roteiro, que cativou bastante e emocionou na mesma medida. A forma como as coisas ocorreram fizeram deste anime uma obra de arte. Recomendável.
Melhor Anime Curto

Danna ga Nani wo Itteiru ka Wakaranai Ken2

A segunda temporada do anime de apenas 3 minutos foi tão boa quanto a primeira. Não consigo não sorrir toda vez que vejo esse casal, a história é bem bolada e tudo ocorre de maneira tão natural nesses poucos 3 minutos. Um anime de qualidade.
Melhor Abertura

Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 2 (Brave Shine, por Aimer)

A abertura mais emocionante de toda a temporada. A música cantada por Aimer é linda e sua letra mais linda ainda. A música casou bem com as cenas da abertura, e de tão envolvente que é, que eu considero a melhor abertura já feita para a franquia.



Melhor Encerramento

Gakkou Gurashi (After Glow, por Maon Kurosaki)

O encerramento mais emocionante do ano. O anime de Gakkou Gurashi foi uma das surpresas do ano. E isso incluiu uma das músicas mais tristes do ano. A voz da cantora é boa, a letra é triste, e ela se encaixa bem com a situação daquele mundo onde as garotinhas vivem. Merecido!

Maior Surpresa do Ano

Gakkou Gurashi

Confessem: Ninguém aqui, nem vocês, nem eu, davam muita bola para esse anime quando o viu nos guias da temporada de julho. Assisti por uma recomendação. De fato, esse anime foi uma bela surpresa. O anime não foi fiel ao mangá, mas foi o suficiente para divertir. Alternando entre os momentos de desespero e humor, o anime ganha ainda mais destaque em sua reta final, quando ele fica mais sombrio. Recomendo-o por ser justamente uma “quebra” no gênero moe.
Maior Decepção do Ano

Charlotte

Vou ser sincero: Charlotte pode até ser considerado por muitos o melhor anime do ano. MAS ele infelizmente comete muitos erros. Claro que não vamos tirar o mérito dele por ser algo que agradou uma massa e marcou o ano de 2015. Porém, o final foi algo corrido, confuso, e teve muitas coisas desperdiçadas, poderiam ter se aprofundado no tema “Viagem no Tempo”, “Superpoderes e suas consequências”, e poderiam ter nos mostrado algo incrível. Mas não o fizeram.  O criador, Jun Maeda (que é o mesmo de Angel Beats) poderia ter feito 26 episódios, e não 13, e o resultado foi esse, uma confusão total. Além disso, o anime foi vendido como algo “triste”, mas o final passou longe de ser, foi um final feliz. O protagonista foi um bosta, e a única personagem que prestou ali teve pouco espaço no final, mesmo ela sendo a protagonista feminina. Se você gosta de Charlotte, beleza. Mas eu só queria entender se tu gosta por gostar, ou por ser conformista e tiver aceito mais facilmente que o anime foi desse jeito, ou se és um simples cara que repete o que o pessoal fanboy fala sem nem prestar a atenção. OBS: Vai sair um OVA em 2016, e minhas esperanças é de que o OVA explique melhor o que aconteceu aí sim o anime pode pelo menos ficar satisfatório.

Melhor Trilha Sonora

Kekkai Sensen

A música de fundo deste anime é incrível, não há como descrever. Uma perfeita combinação entre anime e música. Aliás, Kekkai Sensen possuí, de longe, a melhor OST do ano, e a música “Sugar Song to Bitter Step”é um exemplo. Canções de encerramento muitas vezes ficam atrás de canções de abertura quando são feitas listagens ou rankings, mas com certeza a música do Unison Square Garden deve ter chamado muita atenção de quem assistiu esse anime, afinal é bem contagiante ver muita gente dançando livre, leve e solto! 

Melhor Continuação em 2015

Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 2

A segunda temporada finalmente finaliza mais uma guerra do santo graal e explica todas ou quase todas as pontas soltas da primeira metade de Unlimited Blade Works. Não morro de amores por essa saga, prefiro muito mais o Fate Zero, mas ainda é de se bater palmas a qualidade de animação que a Ufotable foi capaz de colocar em uma série semanal e os maiores problemas dessa parte são mais culpa do protagonista do que deles. Será que ainda vamos ver uma nova série retratando a rota que sobrou?
Melhor Anime de Ação/Aventura

Arslan Senki

Uma anime que conta a história de uma jornada de um príncipe em busca do reino que ele perdeu após uma traição e com o traço da autora de Fullmetal Alchemist, era apenas isso que eu conhecia de Arslan Senki e bem é basicamente isso. Posso parecer suspeito, afinal, sou fã da Arakawa, e fui assistir esse anime apenas por ter o traço dela. Não sei se é porque o autor é um gênio ou se tudo que a Arakawa toca vira ouro, mas esse anime me prendeu muito a atenção, não só pela ação, mas também pelo enredo, que tratava de temas como Escravidão, Guerras e Intolerância Religiosa (sendo este último muito atual). Um anime que mistura política e ação e romance, com personagens incríveis, não tem como negar: Mais uma vez, Arakawa nos apresentando algo épico! Ah, e só para encerrar, deixarei aqui uma das frases mais marcantes de todo o anime:
“A Justiça é como as estrelas: Existem milhares delas, e o brilho de uma pode ofuscar o brilho de outra…” – Narsus.
Melhor Anime de Comédia

One Punch Man

Um dos melhores animes do ano, OPM é uma divertida paródia de super-heróis, dos shounens de porrada e seus clichês – paródias que já começam nas aparências entre protagonistas e vilões, com o personagem principal totalmente “feio” enquanto temos todo o trabalho em cima dos auxiliares. Um anime que tem um senso de humor muito bom, e que combina isso com as cenas de ação. As risadas são garantidas com esse anime. É um dos animes que mais deveria ganhar segunda temporada!

Melhor Anime Dramático/Triste

Sakurako-san no Ashimoto ni wa Shitai ga Umatteiru

Vou ser sincero: O ano de 2015 foi tão, mas tão pobre em animes tristes, que mesmo os únicos que se encaixavam nessa categoria (Plastic Memories e Charlotte) não conseguiram se tornar “os melhores”, se posso dizer. Sakurako-san é o que mais se aproximou disso. Todos os casos transmitiam certa tristeza, sendo o do episódio 3 o mais triste de todos. O anime segue um ritmo ora lento, ora acelerado, e talvez não agrade a todos, mas pelo menos 3 episódios é algo que recomendo assistir. 

Melhor Anime de Romance

Ore Monogatari

Esse foi um anime que, realmente, como ninguém pensou naquilo antes? É uma ideia excelente e de certa forma muito simples, mas inovadora.  A autora fez um ótimo trabalho com o trio principal para torna-los muito carismáticos, isso faz com que o espectador torça pela felicidade de pelo menos um dos três e motiva a continuar assistindo até o final. Takeo pode não ser um galã de novela, como é a maioria dos protagonistas de shoujos, mas ele é bastante carismático, e mostra que aparência muitas vezes não define o caráter de uma pessoa.
Melhor Anime de Terror

Kowabon

Que medo! Esse anime dá muito medo! Cada episódio dava um medo maior ainda! MEEEEEDOOOO!!!
Melhor Adaptação

Akagami no Shirayuki-hime

Uma Branca de Neve Ruiva? Mas que genial. A adaptação do anime foi fiel em vários aspectos, tanto no traço quanto na história, e embora tenha algumas diferenças, elas são facilmente aceitas dentro do contexto.
Melhor Anime Original

Death Parade

O grande trunfo da narrativa de Death Parade é que não é claro se o julgamento do Decim está sempre correto e isso se torna lenha para que os debates se aflorem. Já tive vários debates com amigos sobre se um personagem realmente merecia ser ou não salvo, e isso é muito legal. Seu defeito? 12 episódios, apenas. Muita coisa acaba não sendo desenvolvida, não é que a ideia dos julgamentos seja ruim, mas ficar nesse mesmo sistema a temporada inteira foi um pouco decepcionante e repetitivo.
Melhor Vilão/Antagonista

Gilgamesh (Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 2)

O fdp do anime Fate sem dúvida merece esse posto. Além de apelão da porra, Gilgamesh fez altas crueldades, e com um plano insano, quase que levou a cidade inteira pro brejo usando o Santo Graal. Um dos motivos dessa segunda parte ter sido melhor que a primeira foi a presença de Gilgamesh, que superou até a Caster (muita gente com certeza vai discordar).

Melhor Protagonista Masculino

Saitama (One Punch Man)

O herói careca é o vencedor desta categoria! Nenhum protagonista conseguiu atingir o nível de carisma de Saitama. Ele simplesmente é um cara normal, mas entediado com tudo a sua volta, e só deseja uma luta emocionante onde ele corra risco de morte. Saitama é tido como personagem-piada, e é um herói que quebra a barreira do clichê e do absurdo. Não é a toa que ele tem vários fãs.

Melhor Protagonista Feminino

Hestia (Dungeon ni Deai o Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka?)

Dungeon é outro anime surpresa do ano e é bastante agradável. Claro que perto de outras surpresas, ele não tem muito destaque, mas ainda é um anime divertido e recomendável. A personagem Hestia (conhecida como a “Loli Peituda”) é bastante carismática, e por mais que tenha quem não goste dela, ela foi uma presença importante no anime. Mais importante que o próprio protagonista Bell. 

Melhor Personagem Secundário Masculino

Karma Akabane (Assassination Classroom)

Incrível como um personagem como o Karma consegue ser mais interessante que o protagonista Nagisa. Um jovem com espírito de delinquente, que quer matar o professor e tem um ar de “bad boy” conseguiu ser mais convincente, aliás, o aluno mais convincente, de toda a classe 3-E. Karma é de longe um dos melhores personagens do anime, e a evolução que ele teve após alguns eventos (que não direi, pois é spoiler) foi notável. A luta com o Grip foi a melhor luta de todo o anime.

Melhor Personagem Secundária Feminina

Narberal Ganma (Overlord)

Overlord possuí personagens bem interessantes. O próprio Momonga teria sido o melhor protagonista do ano se não tivéssemos tido One Punch Man e sue protagonista Saitama. Mas Narberal (ou Nabe) de longe foi a melhor secundária do sexo feminino que tivemos no ano de 2015. Ela é forte, linda e possuí uma personalidade que, por mais que seja semelhante a de muitas garotas de animes por aí, é cativante, ainda mais por causa do fato dela desprezar os seres humanos.

Melhor Dublador

Jun Fukuyama por Koro-sensei (Assassination Classroom) e Kazuma (Noragami Aragoto)

O OVA de Assassination Classrooom foi bem mal recebido, não só por causa dos problemas na animação, mas também pelo dublador do Koro-sensei não se encaixar bem a personalidade do personagem, por mais que ele fosse um bom dublador. A série veio e já melhorou 100% só com a escolha do Jun Fukuyama como a nova voz para o alvo dos alunos da classe 3-E. E não é que combinou mais? Além disso, Fukuyama reprisou o personagem Kazuma na segunda temporada de Noragami, e com o maior destaque que o personagem teve, Fukuyama pode demonstrar todo o seu talento. Não há de se negar que 2015 foi um ótimo ano para Fukuyama. 


Melhor Dubladora

Risa Taneda por Nakiri Erina (Shokugeki no Souma) e Rory Mercury (GATE)

O talento de Risa Taneda foi melhor expressado nestas duas personagens, bem distintas uma da outra. Erina e Rory viraram as queridinhas do público, e enquanto uma é uma tsundere arrogante, a outra é uma loli safada e sanguinária. Bem diferentes uma das outras, mas com a mesma dubladora, e mesmo a voz sendo reconhecível, é louvável ver que ela conseguiu fazer ambos os papéis sem dificuldade e dando um charme diferente para cada uma. 

Melhor Anime de 2015- Top 3

3- Arslan Senki
2- One Punch Man
1-    Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 2

Nesta categoria, assim como fizemos no primeiro SYO Awards, fizemos um Top 3.
Arslan Senki foi um excelente shonen, um dos melhores do ano de 2015.
One Punch Man conseguiu ser um sucesso de público e crítica, e não foi só uma paródia, ele basicamente foi um inovador dentro do gênero.
Fate/Stay Night: UBW2 foi de longe o melhor anime do ano! Por mais que muitos não morram de amores por essa saga, e prefiram muito mais o Fate Zero, é louvável que o ufotable fez um excelente anime, tanto na parte técnica da animação quanto na história. Com certeza, o melhor anime de 2015.

E é isso aí, essa é nossa premiação, se esquecemos de algum, se discorda de algo, comente aí embaixo!

Nenhum comentário: