Translate

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Primeiras Impressões: Shokugeki no Sōma (Food Wars)

O "Yumeiro Patissiêre com ecchi da Shonen Jump que supera Toriko" (?)

Por MIKA

Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que sou um cara que critica, e muito, o mangá Toriko, pois embora tenha algumas coisas interessantes, muitas vezes ele parece mais um anime de luta shonen genérico que usa-se da culinária como uma espécie de desculpa para tudo que ocorre ali. Basicamente, como mangá e anime de culinária ele não funciona muito. Foi quando conheci, em meados de 2013 ou 2014, Shokugeki no Sōma (ou Food Wars, ou Shokugeki no SOUma, como desejar), mangá de culinária que no início me causou certo espanto, mas aí passe a acompanhá-lo e aí eu o considerei um mangá de culinária de verdade.
Aí veio o anúncio do anime e decidi então acompanhá-lo, e aqui vem as primeiras impressões do anime, lembrando que tem alguns spoilers do episódio, por isso se não viu ainda, não leia, ou leia por sua própria conta e risco.
Essas lulas tem uma cara boa, não?
Shokugeki no Sōma conta a história de um garoto chamado Sōma Yukihira, cujo sonho é se tornar um chef em tempo integral no restaurante de seu pai e superar as habilidades culinárias de seu pai. Mas, assim que Sōma se gradua no Ensino Médio, seu pai, Jōichirō Yukihira, fecha o restaurante para cozinhar na América. No entanto, o espírito de luta da Soma é reacendido por um desafio de Jōichirō que: sobreviver em uma escola de culinária da elite, onde menos de 10% dos estudantes se graduam. Pode Sōma sobreviver?
NOOOOOJEEEEEENTOOOOOOO POOORRAAAA!!!!!

Antes de começar, devo esclarecer que Shokugeki não é um simples mangá de culinária, e quando falo isso, não estou dizendo que tem super-poderes ou algo do tipo, como é com Toriko ou com outro mangá, que neste caso é de basquete, chamado Kuroko no Basket (que muitos de vocês acho que nem conhecem, né? *ironia*). Claro que o mangá tem seus exageros, como quando um personagem prova uma comida ele compara com "uma cachoeira tranquila nas montanhas", e se a comida é ruim, se incluí "aí uma jukebox caí na minha cabeça". Esse estilo se assemelha ao de outro anime de culinária, Yumeiro Patissiêre, que era sobre doces e toda vez que alguém provava um doce feito pelos personagens fazia comparações do tipo. Aliás, em muito Shokugeki se assemelha a Yumeiro Patissiêre, com suas diferenças, claro.
Nem doeu...
"Mas Mika, então o que quis dizer com 'Shokugeki não é um simples mangá de culinária'?", ora, caro leitor, o que diferencia Shokugeki de Yumeiro é o mesmo fator que diferencia Highschool of the Dead de The Walking Dead: o Ecchi. Eu já brincava dizendo que HOTD era a "versão japonesa pornô de The Walking Dead", me pergunto se vai ter gente dizendo que Shokugeki é a "versão pornô de Yumeiro". XD. Enfim... Shokugeki possue sim ecchi, e isso não é diferente neste primeiro episódio do anime. Logo no início, uma garota come uma comida à base de lula fracassada feita por Souma, e sofre um orgasmo de tão ruim, como se tentáculos de lula estivessem-na estuprando...
Shokugeki se reutiliza do velho clichê dos tentáculos, mas de uma forma diferente.

O episódio já dá o básico: Pai e filho disputam constantemente, o filho tentando vencer o pai numa verdadeira competição culinária. A química entre ambos funciona muito bem, é bem convincente.
Disputam até pra ver quem preparou o pior e mais nojento prato.
Em seguida temos uma vilã peituda filha da puta que quer fechar o restaurante. O motivo? Quer construir um prédio lá, tipo quando o Dr. Abobrinha tentava comprar o Castelo Rá-Tim-Bum pra construir no lugar um prédio de 100 andares. Ô nostalgia! Mas voltando, aqui temos uma situação que eu sei que acontece muito, e que é meio triste. Aqui perto mesmo, de onde eu moro, já vão derrubar casas e árvores para construir um prédio. Muito triste.
Desculpe-me, mas não consigo parar de olhar para seus olhos... Olhos, é? ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Ela manda vandalizar o lugar para tentar obrigar Souma e seu pai o fecharem, uma jogada suja que choca o protagonista. Aí, Souma tem de fazer algo para impedir isso. a persuadir a vilã com um prato inventado por ele. Um porco assado que na verdade é feito com batatas e bacon enrolado.
Parece estar com uma cara tão boa, deu até fome neste redator.
É interessante notar que ali existe ali uma receita, que ele mesmo conta como preparou. Aí é mais ecchi, meu deus, dá pra ver muita insinuação nesta cena, muita mesmo... ( ͡° ͜ʖ ͡°)
"Ai que Delícia, cara!" ( ͡° ͜ʖ ͡°)
No fim, o pai sem avisar fecha o restaurante por que ele vai trabalhar com um amigo por um tempo, e manda Souma para uma escola de culinária para ele aprender mais sobre cozinhar. Souma inicialmente recusa, e acha isso uma má ideia, pois acredita que o colégio para onde ele vai é um lugar furréco e sem graça. Bastou chegar lá para descobrir que o local é uma elite aonde 10% dos alunos são aprovados. Agora, Souma terá de passar por lá se quiser realizar seu sonho de se tornar um grande cozinheiro.
"Não zoa comigo, pai!"

E é a partir daí que começa a jornada do anime. Olha, para um primeiro episódio, até que foi bom, foi bem fiel ao mangá. A animação está regular, algo bem simples, claro, estamos falando do estúdio J.C Staff (o mesmo de Toradora!, Shakugan no Shana, Zero no Tsukaima, Toaru Majutsu no Index, Bakuman e outros). Se eu esperava mais da animação? Claro, ma suma coisa é certa: Não sendo um anime da Shonen Jump nas mãos de um Pierrot, Toei ou Deen já tá valendo.
Parece que serão dois cours, o que é normal em animes da Jump. E um pequeno detalhe/spoiler é que mais pra frente, por conta do sucesso que o mangá alcançou, o uso de ecchi diminue uma vez que não é mais necessário a apelação para vender, então pelas minhas contas deve ser pelo final do anime que ele diminui. Agora vamos ver como ele vai se sair. Espero que saia muito bem, pois pra mim Shokugeki é um dos melhores mangás atuais da Jump. E LÁ VAMOS NÓS!!
"Nem acredito que ganhamos um anime e ainda etsamos no famoso SYO!"
Por MIKA

Nenhum comentário: