Translate

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

SYO Anime Awards 2014

Conheça os melhores animes de 2014... Segundo nossa premiação.

Por MIKA

Seguindo uma mania que se tem visto nestes últimos tempos em sites de otakus, faremos nossa premiação dos melhores animes do ano. Depois de um ano recheado de surpresas e decepções, veremos agora quais animes valeram a pena acompanhar neste ano. E lembrando que está é uma recomendação com base no gosto pessoal e duvidoso destes redatores. Selecionamos 26 categorias das quais você confere a seguir:
Melhor Cenário
Melhor Direção de Arte
Melhor Roteiro
Melhor Anime Curto
Melhor Abertura
Melhor Encerramento
Maior Surpresa do ano
Maior Decepção do ano
Melhor Trilha Sonora
Melhor Continuação em 2014
Melhor Anime de Ação/Aventura
Melhor Anime de Comédia
Melhor Anime Dramático/Triste
Melhor Anime de Romance
Melhor Anime de Terror
Melhor Adaptação
Melhor Anime Original
Melhor Vilão/Antagonista
Melhor Protagonista Masculino
Melhor Protagonista Feminino
Melhor Personagem Secundário Masculino
Melhor Personagem Secundária Feminina
Melhor Dublador
Melhor Dubladora
Melhor Anime de 2014

Pois bem, vamos nessa, e lembrando que esta premiação foi feita com base em análises e gostos pessoais nossos, por isso se quiserem dar sua opinião, deem nos comentários!

Melhor Cenário
Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works

Os fãs da franquia Fate/Stay Night ganharam enfim um anime digno da obra. Unlimited Blade Works é o anime que humilha a versão anterior pelo estúdio Deen, e marca um novo renascer para a franquia. Os cenários são simplesmente fantásticos! Bastante realistas e sem nada exagerado, são eles quem dão um toque especial a mais ao anime, e que ficam mais bonitos no HD. Esqueça os animes anteriores, aliás, para quem quer conhecer a franquia, nem precisa assistir as versões do Deen. Comece por este aqui!

Melhor Direção de Arte
No Game No Life

Como já comentado na análise que fizemos, No Game No Life possuí uma das melhores animações do ano. Toda colorida (tendo várias cores bastante chamativas), com um traço bem fofinho, o anime acaba sendo fiel ao jeito de escrever e criar de Yuu Kamiya, o autor, que tem um traço único e usa uma combinação de cores bem diferente do normal. A verdade é: O anime é fiel tanto na questão técnica quanto no roteiro.

Melhor Roteiro
Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works

Além de cenários vislumbrantes, F/SN conseguiu ter um dos melhores e mais interessantes enredos do ano de 2014. Tudo ali funciona perfeitamente, há poucos furos e enrolações no roteiro. A primeira metade da série possui diálogos muito bons e um desenrolar extremamente satisfatório, algo que se espera de verdade de um anime de Fate – que sabemos que não se resume só a ação desenfreada. Que venha 2015 com sua segunda metade.

Melhor Anime Curto
Danna ga Nani wo Itteiru ka Wakaranai Ken

Um anime curtinho (de apenas 3 minutos) sobre um otaku e sua esposa gata. Simplesmente se difere de outros com mesma duração, e trás um humor bastante moderado. É um anime bastante divertido, e sendo bem curto tambpem no número de episódios (13), dá para assistir em um dia qualquer de tédio ou tristeza, Acabe com seu tédio vendo a relação deste estranho casal.

Melhor Abertura

Sword Art Online II Abertura 2

Eu gosto bastante da segunda abertura de Sword Art Online II. É sem dúvida a melhor do ano. Cantada por Haruka Tomatsu (a dubladora da Asuna), é uma abertura que gosto de ouvir seguidas vezes. Gosto ainda mais da versão dela do Mother's Rosario, que foi o melhor arco de SAO sem dúvida (claro que ainda tenho minha preferência pelo Aincrad, mas este foi de surpreender). Uma linda voz, um ritmo lindo, e uma abertura muito bem feita, com uma animação espetacular, Enfim, ver SAO II compensou em algo.


Melhor Encerrameto

Isshuukan Friends

Olha, não é por eu ser fã de Sora Amamiya que votei neste encerramento. É que eu realmente ADOREI essa música! É um encerramento agradável, simples, nada super produzido, mas que encanta com seu estilo e sua linda música! Tudo a ver com esse anime!


Maior Surpresa do Ano

Gekkan Shoujo Nozaki-Kun

Ninguém apostava nada neste anime. Um anime de um cara mangaká e uma garota apaixonada por ele mas na hora de se declarar acaba dizendo ser fã dele? Eu sinceramente não esperava nada. Fui ver pois muita gente veio me recomendar, e... Meu deus, ME ARREPENDO ETERNAMENTE DE NÃO TER VISTO DESDE O COMEÇO! Um anime muito divertido, empolgante e espetacular! Não é como um Bakuman da vida, mas consegue ser até mais divertido que o outro! Uma comédia romântica espetacular, que faz paródia todos os shoujos e ainda consegue cativar de forma bastante natural! A melhor surpresa do ano!

Maior Decepção do Ano

Soul Eater NOT!

Depois de muita conversa, eu e a Yuu chegamos a conclusão de que sem dúvida a maior decepção do ano é Soul Eater NOT. Não sei nem direito o que falar. Como falei na análise, Soul Eater NOT carregava o peso de um dos animes mais populares que existe, e sendo um spin-off, naturalmente se esperava que todas as questões mal resolvidas do mangá e as perguntas que o autor deixou sem resposta fossem resolvidos aqui. Infelizmente, NOT se mostrou um anime chato, sem graça que segue a cola de outras comédias escolares com shoujo-ai como K-On, mas fez isso da pior forma possível, e ainda derrapou demais em sua produção, e a cereja desse cocô todo: manchou a imagem de Soul Eater. Um anime que nunca deveria ter sido feito. Acredito que se o criador Atsushi Ookubo queria fazer uma comédia escolar aos moldes de K-On ou Yuru Yuri, fizesse outro mangá, não deveria ter se utilizado do mesmo universo de seu maior sucesso. Um dos maiores tiros pela culatra ou no pé que eu já vi, mancada maior (ou igual) ao do Tite Kubo, criador de Bleach.

Melhor Trilha Sonora

Bakumatsu Rock

A trilha de Bakumatsu Rock é puramente rock. Ela combina direitinho com o contexto do anime. E não é só isso: Ela combina com todos os momentos do anime, seja ele triste, alegre, de guerra... O anime não é lá grande coisa, mas a trilha sonora é divina.


Melhor Continuação em 2014

Log Horizon II

Sai Satelight e entra o Studio Deen para continuar essa ótima história que é Log Horizon, pois ela é o que esperei que SAO fosse, como escrevi na análise da primeira temporada. Você consegue perceber a troca de estúdios pela animação, ficou muito mais simples que a da primeira temporada e ainda assim a história compensa em muito, melhorando e modificando cada vez mais aquele mundo. A trama segue a mesma, no mesmo modo que falei na análise. Para os fãs, um prato cheio.

Melhor Anime de Ação/Aventura

Nanatsu no Taizai

Se existiu um battle shounen realmente “honesto” em 2014, com certeza foi Nanatsu no Taizai. A coisa empolga episódio após episódio, você gosta de todo mundo e as cenas de ação são realmente divertidas e muito fodas! Fizeram até uma comparação dizendo que o mangá poderia ser o “Dragon Ball” da Shonen Magazine. E não duvido. Inclusive é impossível não sentir a influência de Toriyama na obra. Aliás, a maior parte dos shonens de luta que se prezem tem influências das aventuras de Goku e cia. 

Melhor Anime de Comédia

Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Um anime de comédia, e sem muita complicação. Não tem muito segredo, não precisa de um plot complicado, nem ecchi, nem de uma animação totalmente diferente e trabalhada, você só precisa de um enredo bom, uma comédia que acerta em todos os momentos e personagens bem trabalhados e divertidos. Nozaki-kun não possui personagens tediosos, cada um tem o seu charme e o seu diferencial e isso tem uma importância tão grande que acabou me deixando ansioso para saber que absurdo iria ver no episódio seguinte e sobre quem seria. É um dos animes que mais deveria ganhar segunda temporada!

Melhor Anime Dramático/Triste

Isshuukan Friends

Muitos afirmavam que ele seria o "AnoHana de 2014". Não é tão triste quanto o anime de Menma e cia., mas faz você ficar com lágrimas nos olhos. Basicamente segue a mesma fórmula do filme "Como se Fosse a Primeira Vez", que vocês devem ter visto inúmeras vezes na Sessão da Tarde, só que tudo se passa em uma escola e as memórias que a garota perde toda segunda-feira são meio seletivas. A relação entre o “casal” principal é bem bonitinha, mas acaba fazendo você sofrer um pouco com os episódios finais, que são bem deprimentes (eu acho, pois me deprimiram). A situação do protagonista em relação a amnésia da garota é complicada, mas ainda assim você acaba torcendo para que a doença dela melhore um pouco, pelo menos para que ela lembre dele no começo da semana. Um anime espetacular e de arrancar lágrimas de corações sensíveis.

Melhor Anime de Romance

Ao Haru Ride

Mesmo com as inúmeras críticas, Aoharaido é um anime fofinho com um romance fofinho em um ambiente fofinho. A relação do casal principal é bem natural, e sempre faz você dar um suspiro romântico. Se você quer conhecer um pouco da série antes de comprar o mangá, siga o anime sem medo.

Melhor Anime de Terror

Kiseijuu- Sei no Kakuritsu

A primeira vez que ouvi falar do mangá foi em uma revista de ficção científica, onde na parte dos melhores mangás do gênero, "Parasyte" era citado. O anime, aliá,s é mais do que uma ficção científica. É um anime de terror psicológico mesclado com sci-fi. E o mais legal pra mim em Kiseijuu foi ver que eles adaptaram bem a história para os dias atuais. Em 1989 não existia tablets ou celulares, mas olha no anime, adaptaram tudo para ficar mais moderno e acabou dando certo (somado ao fato de terem modificado o visual dos personagens em relação ao mangá)! Ótimo anime para quem quer ver sangue, membros modificados, cachorros mutantes e junto com uma história que vai te prender para saber o que vai acontecer no próximo episódio.

Melhor Adaptação

Kiseijuu- Sei no Kakuritsu

Uma adaptação bem fiel, se posso dizer. Mudaram o character desing dos personagens, e ainda inseriram tecnologia, tudo para aproximar mais o mangá ao nosso tempo. E a cereja de ouro neste bolo cremoso: O anime não tem censura mesmo, é "zangue" "zorrando" na tela mesmo. O estúdio MadHouse está de parabéns pela excelente adaptação, que com certeza dá de 10 x 0 em outras adaptações de animes de terror feitas em 2014 (estou falando de vocês, Tokyo Ghoul, Pupa, Terra Formars e Gokukoku no Brynhildr).

Melhor Anime Original

Aldnoah.Zero
Este anime dividiu opiniões, tem quem ame, tem quem odeie. Apesar dos tropeços que teve, Aldnoah.Zero conseguiu ser o melhor anime original do ano comparando com outros na mesma categoria. O protagonista fora das lutas é muito fraco, mas em batalha é extremamente engenhoso para criar planos que conseguem derrubar mechas 100 vezes mais poderosos que o dele. E que venha a segunda temporada em 2015!

Melhor Vilão/Antagonista


Death Gun (Sword Art Online II)

O vilão responsável por um dos melhores arcos de SAO. Confesso que GGO não é melhor que o Aincrad ou o Mother's Rosario. Mas também é MUITO melhor que Fairy Dance ou Caliber. GGO é o arco onde ainda tinha aquele elemento de “se morrer aqui, morro no mundo real” mesmo que não fosse da mesma forma que no Aincrad, e trocar o tipo de jogo pra mim foi bem acertado. Tudo isso graças ao nosso querido Death Gun. parabéns, o prêmio é seu! Merecido!

Melhor Protagonista Masculino

Yato (Noragami)

Eu já disse na análise de Noragami que Yato é um dos melhores protagonistas de anime que existe, não? E isso continua! No inicio ele parece ser meio irritante por causa de seu orgulho, mas no decorrer dos episódios, você acaba se afeiçoando a ele. É praticamente impossível não rir com as palhaçadas dele. Posso dizer que ele é um protagonista bem carismático e cativante. Eu poderia dar esse prêmio para o Sora de No Game No Life que é outro cara muito foda, mas Yato se mostrou ainda mais então merece esse prêmio (embora meu personagem favorito em Noragami seja a Hiro).

Melhor Protagonista Feminino

Shiro (No Game No Life)

Apesar de Sora não ter sido o melhor protagonista masculino do ano, Shiro foi a melhor protagonista Feminina do ano! A garota de 11 anos, apesar de seu jeito inocente e fofo, é uma garota bastante inteligente e boa em vários jogos. Sem ela, Sora não conseguiria chegar até onde está. Não é a toa que o cosplay mais popular no Ressaca Friends de 2014 foi a Shiro.

Melhor Personagem Secundário Masculino

Mikoshiba Mikoto (Gekkan Shoujo Nozaki-kun)

Mikoshiba merecia esse prêmio! Ele é um dos personagens com quem mais me identifiquei neste anime! Além disso, seu jeito é o que mais rendeu risadas, ao ponto de ficar com dor de estômago. Mikoshiba pode ter pinta de galã, mas ele é como qualquer ser humano em tese. Ah, e a associação dele a Mamiko foi a melhor! A Kashima era outra ótima, mas lembramos de que ela era mulher... De qualquer forma, parabéns, Mikoshiba!

Melhor Personagem Secundária Feminina

Konno Yuuki (Sword Art Online II)

A personagem secundária feminina mais cativante do ano! Yuuki Konno apareceu em um único arco de SAO, o Mother's Rosario, mas logo conquistou pelo seu jeito! Ela é a melhor espadachim de SAO, deixando o pobre Kirito no chinelo. Além disso, seu passado e suas motivações são o que a torna mais humana e próxima de quem assiste! Tudo que acontece com ela é comovente, e o final dela foi muito emocionante. Konno Yuuki de fato superou Asuna no quesito personagem feminina de SAO, e junto de Kirito e Sinon, é uma das melhores personagens do anime! MAIS QUE MERECIDO ESSE PRÊMIO!

Melhor Dublador

Yoshitsugu Matsuoka por Sora (No Game No Life), Kirito (SAO II) e Masaki (Mahouka)

2014 foi o ano de Matsuoka. O cara praticamente dublou metade dos animes que eram lançados a cada temporada. Após ganhar fama com Kirito em 2012, seria de se esperar que muitos viriam querer sua voz em seus animes. O cara consegue modificar sua voz de acordo com o personagem, e faz desde o certinho ao pervertido e até mesmo o afeminado. Com tantos personagens e uma gama dessas, conseguiu o prêmio de melhor dublador de 2014.
E o cara canta bem também!


Melhor Dubladora

Aoi Yuuki por Konno Yuuki (SAO II) e Diane (Nanatsu no Taizai)

Por dois personagens marcantes, a popular dubladora Aoi Yuuki venceu o nosso "Oscar" de melhor dubladora de 2014. A dubladora, que ficou popular após dar voz a famosa Madoka Kaname de Madoka Magica, possui uma voz suave que facilmente se encaixa tanto no perfil  temperamental de Diane quanto no jeito de moleca de Konno Yuuki. Basicamente, de princípio nem eu consegui perceber que era a mesma dubladora devido a essa mudança, só com o decorrer dos episódios de ambos os animes fui percebendo. Parabéns, Aoi Yuuki, a melhor dubladora de 2014.

Melhor Anime de 2014

3- Barakamon
2- No Game No Life
1- Nanatsu no Taizai

Sim, nesta última categoria resolvemos trapacear um pouco e fizemos um Top 3.
Barakamon é um anime que infelizmente não tive tempo para ver, mas a Yuu viu e disse que é muito bom, é um dos melhores do ano.
No Game No Life, apesar do ecchi, inovou na forma de se fazer shonen, mostrando uma verdadeira batalha psicológica na base de jogos, e ainda provou que os brasileiros podem sim fazer um bom enredo!
E por fim, Nanatsu no Taizai conseguiu se mostrar um anime divertido, cativante e que mesmo na base do clichê, consegue empolgar! É do tipo "só assista", e assim temos diversão garantida. De fato, o melhor de 2014!

E é isso aí, essa é nossa premiação, se esquecemos de algum, se discorda de algo, comente aí embaixo!

Nenhum comentário: