Translate

domingo, 21 de setembro de 2014

Analisando- Jogando vôlei com Haikyuu!!

O “Kuroko no Basket” de vôlei (?)

Por MIKA


As temporadas costumam ter animes curtos, de um cour só, ou seja de 12~13 episódios ou bem menos. Porém, sempre teremos algum ou outro que irá ter mais de 13 episódios, chegando a 25~26 episódios ou mais. E em Abril tivemos a estreia de um anime com essa quantidade de episódios. Chega ao fim neste domingo (21/09) o anime de Haikyuu, tido por alguns como o sucessor direto de Kuroko no Basket. Será? Vale lembrar que este texto vai mais por minha opinião, por isso podem me criticar nos comentários e dizer sua opinião sobre o anime em questão. Além disso, eu já vou avisando que irá ter comparações com Kuroko sim, mas somente para relevar os pontos positivos e negativos de Haikyuu, mas prometo que essas comparações serão justas e não irei falar que um é melhor que o outro. Bora?
A história
Hinata Shoyo é um garoto que cresceu com uma paixão: o vôlei. Quando criança, Hinata assistiu uma partida de vôlei e se encantou com o que viu, e decidiu a partir de então se tornar um grande jogador na modalidade. O problema é que onde Hinata estudava, os estudantes não pareciam lá muito interessados no esporte, fazendo com que o garoto treinasse durante todo seu ginásio sozinho, sem nenhum companheiro e vivendo de “levantadas de bola” de amigos ocasionalmente. Mesmo assim, Hinata conseguiu sua tão aguardada oportunidade de entrar em uma quadra, mas ao conhecer e ser derrotado por Kageyama Tobio, o Rei da Quadra, Hinata percebe que precisa de muito mais caso queira se tornar um jogador perfeito. Chega o colegial e ele se muda para o colégio Karasuno, onde finalmente acredita que terá a sua oportunidade de vingança contra Kageyama. Porém um encontro inesperado pode mudar os rumos desse objetivo, mas fazer Hinata almejar voos ainda maiores. Literalmente.
Considerações Técnicas
Haikyuu é um mangá publicado na famosa Shonen Jump, lar de títulos como One Piece, Naruto, Bleach, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Reborn, Rurouni Kenshin, World Trigger e outros shonens. Apesar de sua demografia, a Shonen Jump também é lar de mangás com uma pegada um pouco diferente, como Death Note, D. Gray-Man (antes de ser transferido para Jump Square), Nisekoi, To-Love-Ru, Slam Dunk... E Kuroko no Basket, sendo este último um dos maiores sucessos saído da revista. Haikyuu assim que começou a ser publicado logo se tornou popular, e assim como Kuroko, é alvo constante das fujoshis. A série é um sucesso, mas seria melhor que Kuroko?
Seguindo nosso ritual padrão, vamos começar pelos personagens: Hinata é o típico protagonista bobo e animado que já vimos em muitos shonens, e que sempre quer vencer. Kageyama é o cara sério e mal-humorado. Ambos formam uma dupla divertida que compõe os melhores e mais emocionantes momentos do anime. Conforme a história avança, vemos o amadurecimento deles, e o quanto isso os deixou mais fortes. Os demais personagens também são bem construídos: Nishinoya e seu jeito descontraído, Tanaka e seu tipo mas agressivo porém gentil, Sawamura e sua perseverança como capitão, e assim vai. Os personagens de Haikyuu são em sua maioria bem humanos, nada que seja um estereotípico fantasioso demais, tudo bem realista. Isso é um ponto positivo, pois facilita o expectador a se identificar com alguém ali. Eu me identifico um pouco com o Yamaguchi e com o Nishinoya.
Agora aqui vai o diferencial entre Haikyuu e Kuroko, que não é só no esporte (um de basquete, outro de vôlei): Em Kuroko temos um negócio de “poderes”, onde um fica invisível na quadra, o outro copia "jutsus" dos adversários, um terceiro ver todos os padrões estéticos só olhando para o cara... Em Kuroko tudo é extremamente exagerado e fantasioso, que esmaga a ambição daqueles que gostam de reproduzir ataques ou defesas na vida real. Tá, sei que tem quem finge dar Rasengan, Kamehameha ou Genkidama, mas no caso de animes de esporte  é bem mais divertido, pois na maioria dos casos dá para reproduzir aquilo na vida real e isso é mais empolgante. E em Haikyuu isso é possível, pois todas (ou pelo menos a maioria) das jogadas durante as partidas são reais (como não sou de jogar muito vôlei, não sei dizer se tudo ali pode ser reproduzido). Um dia desses eu estava mudando de canal na TV e parei em um canal aonde dois times que não lembro quais eram estava em partida. Alguns dos movimentos que vi ali eram exatamente iguais a alguns dos movimentos que já vi em Haikyuu, e achei isso um máximo. As partidas são rápidas, ágeis, sem coisas fantasiosas, e empolgam bastante. O único ponto fraco delas é quando entra o negócio de “gravidade controlada”: Os personagens começam a pensar, e a bola começa a demorar a cair, dando tempo suficiente para que ele possa pensar em algo, e isso obviamente não ocorre na vida real, aqui até o personagem pensar a bola já teria caído no chão. Eu ainda acho meio zoado esse recurso, mas lembrando de que é um anime, não é algo com que devemos nos incomodar.
Falando assim, parece que Haikyuu é perfeito, não? Bom, há alguns probleminhas: A trama ás vezes parece cansativa, e em alguns momentos dos jogos acabam ficando repetitivos. Para nossa sorte, isso acaba passando rápido, pois sempre acontece algo que surpreende e aí deixa tudo mais interessante. O humor de Haikyuu é meio bobo, não é do tipo que faz rir de primeira, mas até que consegue divertir um pouquinho. Mas quem gosta de um humor mais bobo, vai adorar.
A animação é linda, conseguiu transmitir uma bela sensação de que tudo ali era realista. No mangá, as partidas podem parecer meio paradas por serem apenas imagens, mas o anime conseguiu transmitir um dinamismo maior, que fazia você realmente entrar no jogo. As cores são bem definidas, nada exagerado, o 3D é bem utilizado, e as coisas não ocorrem de forma artificial, mas sim mais natural. A direção de Mitsunaka Susumu (Ookiku Furikabutte II), os roteiros de Taku Kishimoto (Silver Spoon) e até mesmo o character design de Takahiro Kishida (Durarara!!), funcionaram perfeitamente. Podemos afirmar que o estúdio Production I.G (xxxHOLiC, Kuroko no Basket, Ghost in the Shell) fez um excelente trabalho, com uma adaptação bem fiel. As músicas de abertura e encerramento também foram muito bem escolhidas. A melhor, em minha opinião, foi a música “Imaginantion” da manda SPYAIR, que foi tema da primeira abertura. Vou deixar o clipe da música:
 Devo dar destaque aos dubladores que fizeram um ótimo trabalho: Ayumu Murase (o Rui de Gatchaman Crowds) como Hinata, Kaito Ishikawa (o Yanagisa de Golden Time) como Kageyama, Yuu Hayashi (0 Yuta de Utra Maniac) como Tanaka, Satoshi Hino (o Akito de Bakuman) e vários outros dubladores, conseguiram transmitir bem o espírito de seus personagens.
Comentários Gerais
Haikyuu é um bom anime de esporte. Tudo que tem de melhor em um esporte que não é tão popular quanto Futebol é transmitido com realismo e fidelidade. Ele superou as expectativas de todos. Eu recomendo bastante tanto anime quanto mangá. Se você gosta de vôlei ou curti qualquer anime esportivo, ou até mesmo só quer shippar casal shonen-ai, então Haikyuu lhe espera. Serão 25 episódios deliciosos de se ver.
Se ele é melhor que Kuroko? Depende de pessoa pra pessoa. Se você gosta de basquete e gosta de ver pessoas usando “poderes” pra jogar, então você gosta de Kuroko. Se você gosta de vôlei e prefere ver partidas mais realistas, então você gosta de Haikyuu. Agora, se você gosta de vôlei e basquete ou qualquer anime de esporte, independente se tem poderes ou não, ou só quer shippar yaoi, então você gosta de ambos. A questão é do tipo de diversão que você busca.
E a boa notíca é que Haikyuu se tornou um hit de vendas. Vendeu aproximadamente 29.665. unidades (14.517 BDs e 15.148 DVDs), e foi bem equilibrada tanto os BDs quantos DVDs, um bom sinal de que o anime conquistou ambos os públicos, masculino e feminino. O anime ainda alavancou incrivelmente as vendas do mangá, tanto que atualmente já está vendendo mais que Kuroko (o anime também já está vendendo mais que a primeira temporada de Kuroko). Sobre uma segunda temporada, como sempre, digo para esperar até as vendas do vol. 03, mas com esses números somados ao boost no manga, é garantido que terá.
Por MIKA

Nenhum comentário: