Translate

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Hall dos Dubladores- Kana Hanazawa

Inaugurando uma nova coluna no SYO!

Por MIKA

Faz tempo que eu queria fazer esta coluna, e só agora recebi a chance. Enfim, como diz o nome, aqui falarei de dubladores. Uma profissão que pode parecer coisa simples na visão de alguns. “Ah, Mika, dublar é fácil. É só ler o que tá no papel”. Não, porra. Dublar é sincronizar a voz, dar emoção. A coisa mais chata em qualquer mídia é uma dublagem malfeita, sem emoção ou vozes dessincronizadas. Vixe, isso é uma coisa que nem quero que vocês ouçam! Pra dublar é preciso fazer curso de teatro, pois dublar e atuar não são muito diferentes, talvez no fato que na dublagem você não precisa fazer expressões faciais e/ou corporais. Beleza, voltando ao assunto principal. Para inaugurar esta coluna, a escolhi, a maravilhosa dubladora Kana Hanazawa! Podem ver que a adoro. Beleza, vamos nessa.
Kana Hanazawa (花澤 香菜, Hanazawa Kana) é uma dubladora, atriz e cantora japonesa nascida em 25 de Fevereiro de 1989 em Tóquio. Ela está afiliada à Ozawa Inc. Quando criança fez aparições em programas de variedades como "Yappari Sanma Daisensei" (やっぱりさんま大先生) e em doramas como "Gakko no Sensei" (ガッコの先生?). Afiliou-se ao FiveEight e ao Smile Monkey. Fez sua primeira dublagem em 2003, mas foi só em 2006 que Kana conseguiu sua primeira personagem regular: Ryōko Kaminagi, no anime Zegapain. Em 2011, ela decidiu fazer o que a maioria dos dubladores faz nos dias atuais: Virou uma cantora, com seu primeiro single, HoshizoraDestination (星空☆ディスティネーション), lançado em abril do ano seguinte.
Beleza, mas que trabalhos ela fez?
Vamos por partes: Vou falar apenas dos trabalhos dela que eu conheço, e destacar os mais importantes.
Foi somente em 2006 que ela conseguiu um papel regular, como a personagem Ryōko Kaminagi do anime Zegapain.
 Em 2008, ela fez a voz da Yuuki Mikan de To-Love-Ru, e da Kusano de Seikirei.
No ano seguinte, Hanazawa assumiria a voz de duas personagens que ajudaram na sua consagração: Kagome de Asu no Yoichi e Kobato de Kobato. No mesmo ano, ela fez a Sharon de Pandora Hearts.
“Ah, Mika, quer dizer que ela faz voz de personagens fofas e estereotipadas?”. De certa forma, sim. Mas quem disse que só garotas bonitinhas estão no seu currículo? No ano seguinte (2010), Kana faria a voz de ninguém menos que Kanade, de Angel Beats! E ainda assumiria no papel de Ruri Gokō /Kuroneko em Ore no Imōto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai. No mesmo ano ela faria a Sakura do Kaichou wa Maid-Sama e a Anri Sonohara do Durarara.
Em 2011 ela fez a voz de duas personagens marcantes: A fofa Shiemi Moriyama de Ao no Exorcist, e a yandere Shiro de Deadman Wonderland. Só de ela ter feito a Shiro, já dá pra ver que ela não é fraca não! Ela ganhou meu respeito só de ter feito a voz da psicopata que fica pau a pau com a Lucy do Elfen Lied (fora que, eu pelo menos, acho ela muito gata)! E Hanazawa fez ainda um monte de outros papéis, estava com o ano garantido... Se ela não tivesse aceitado fazer a Ayase no Guilty Crown. Era um anime no mínimo... Interessante... Para não dizer outra coisa. Fazer o quê? Tem tanto ator famoso que aceita participar de um filme mediano ou fracassado... Puta que pariu...
Em 2012, Hanazawa encararia um dos papéis mais importantes de sua carreira: Dar voz a Black Rock Shooter. Yep, caros leitores, foi ela quem fez a voz daquela garota de olhos azuis, look safadenho e cabelos negros, com um canhão que atira rochas. O anime foi... Nhá, foi outro que como Guilty Crown, foi uma mancha no currículo de Hanazawa, justamente quando ela encarava seu primeiro protagonismo em um anime de grandes expectativas (uma vez que Black Rock Shooter é uma franquia bem famosa). Não é que seja totalmente ruim, mas ele poderia ter sido melhor, não é lá grande coisa. Naquele mesmo ano Hanazawa encarnaria aquela que, em minha opinião, é sua melhor personagem: A linda, maravilhosa e sexy Kougyoku Ren de Magi! Já deu pra ver como pago pau pra Kougyoku... Qual é, é amo ela, e eu tô ligado que tem muitos marmanjos fanboys que pagam pau pra Morgiana, que não adianta esconder! Enfim, no mesmo ano, Hanazawa ainda viria fazer a voz da Maria do Shin Sekai Yori, e já aí podemos dizer que 2012 para ela foi um ano de altos e baixos.
 Em 2013, Hanazawa faria a voz de alguns personagens ralos, mas até que bons. Ela fez a voz da Yu Naruse do Watamote, da Manaka Mukaido do Nagi no Asukara e da Natsume Tsuchimikado de Tokyo Ravens. Nada de mais. Ela voltaria a encarnar, depois de tanto tempo, a Kuroneko em OreImo 2 e Kougyoku em Magi 2.

E chegamos agora em 2014. Estou fazendo esta postagem em maio, e provavelmente terá muita gente que ainda a lerá mais pra frente, por isso, de 2014, citarei apenas os personagens que ela fez até maio. Por enquanto, pois provavelmente eu vá complementar com alguns no decorrer do ano, mas não vai dar para colocar todos nem os do ano que vem, pois se não isso aqui passa das 10 páginas fácil, fácil. Por isso, se você estiver lendo isso em 2018, sinto muito que não tenha uma personagem que ela dublou de algum anime épico que saiu por aí neste ano ou no ano anterior. Enfim, vamos voltar ao que interessa. Começando o ano de 2014 com Hanazawa emprestando sua maravilhosa voz para a mosca-morta Onodera Kosaki, do Nisekoi. Ainda não sei como minha irmã pode ser fã dela, tá legal, ela tem seu lado positivo, mas é muito mosca-morta. Provavelmente é o mesmo motivo de ela gostar da Mika Harima de Durarara... Tem gosto pra tudo. Eu sei que tem um ou outro que a acham melhor que a Chitoge, me desculpe se pareceu meio ofensivo, mas eu acho ela mais ou menos. Em Janeiro, além da Onodera, a Yokoi de Tonari no Seiki-kun também entra para a lista de personagens que ela dubla/já dublou. E em Abril chegaria a vez de Kawai Ritsu de Bokura wa Minna Kawaiisou ser a próxima personagem a entrar no currículo de Hanazawa! No mesmo mês, Ela assumiria como Mayumi Saegusa em Mahouka Koukou no Rettousei
No momento em que o tio aqui redige este post, fiquei sabendo que ela estará em Tokyo Ghoul, fazendo a voz da Rize Kamishiro, então é mais uma personagem para o currículo de 2014. E eu espero que ela continue a dar voz a várias outras personagens maravilhosas, pois eu de fato adoro esta dubladora. Acho que se eu fosse um mangaká e minha obra fosse transformada em anime, ficaria muito feliz se uma das personagens (especialmente a garota principal) fosse dublada por ela. Kana Hanazawa, você sempre será uma das minhas dubladoras favoritas! É bem improvável que ela venha a ler este post, mas se ela estiver aí (aproveitando que este site vem equipado com Google Tradutor, basta ir lá em cima e traduzir a postagem para o idioma que preferir), então deixo minha mensagem: Hanazawa-sama, obrigado por dar voz a personagens maravilhosos, e espero que continue firme, afinal, nós amamos seu trabalho!
Bom, então é isso aí jovens, espero que tenham gostado, foi bem difícil fazer este post, e como eu disse, será uma coluna, falarei de muitos outros dubladores. E por aqui terminamos. Ah, vou deixar para vocês o vídeo da música “Yuki ni Saku hana”, o segundo encerramento de Shin Sekai Yori, e cantada pela Kana Hanazawa.

Nenhum comentário: