Translate

domingo, 23 de março de 2014

Analisando- Rezando para os deuses em Noragami

Agora já sei para que deus orar: Yato!

Por MIKA


Com a temporada de Abril chegando e muitas expectativas sobre os animes novos, muitos animes da temporada de Janeiro se despedem. Estes animes geralmente sofrem “bullying” das pessoas, pois a temporada de Janeiro costuma ser a mais fraca de todas. Mas tem alguns animes desta temporada que digo que vale a pena assistir. E um deles foi Noragami.  O que este anime tem de tão bom? Vale lembrar que este texto vai mais por minha opinião, por isso podem me criticar nos comentários e dizer sua opinião sobre o anime em questão. Então, vamos rezar? (Piadinha besta, eu sei).
A história
No limite entre este mundo e o outro, vivem oito milhões de shikis, espíritos de mortos que servem como deuses. Um dia, uma doce garota chamada Iki Hiyori encontra um garoto sem-teto usando um moletom e o salva de ser atropelado, mas sofre o acidente em seu lugar. O garoto que se diz ser um deus chamado Yato, é sem-educação, rabugento, preguiçoso e nunca escuta aos desejos de ninguém, mas ele tem o poder de ser um deus… que ninguém sabia até então.
 Considerações Técnicas
Tá legal, eu sei que pela sinopse parece ser algo tipo Yu Yu Hakusho misturado com Bleach. Eu sei. Mas não é nada disso. Vou começar (como sempre) pelos personagens. Eu não gosto muito do Ichigo, todos sabem. Mas e o Yato, o protagonista? No inicio ele parece ser meio irritante por causa de seu orgulho, mas no decorrer dos episódios, você percebe uma coisa: Ele é um dos melhores e mais engraçados protagonistas de animes já feitos, perdendo apenas pro Gintoki de Gintama. É praticamente impossível não rir com as palhaçadas dele. Posso dizer que ele é um protagonista bem carismático e cativante.
A Hiyori Iki é, como posso falar, meio “mosca-morta”. Ela também é bem mole, e mesmo ficando brava, ela perdoa. Podemos dizer que ela é como aquelas garotas que protagonizam animes shoujos melodramáticos, tipo Fruits Basket. Acho que as vezes ela é chatinha, mas dá para aturá-la.
 Tem uma penca de personagens pra falar, e não dá para falar de todos. Mas vou falar de um que precisa ser citado: Yukine. Esse personagem com certeza é o mais odiável de todos. Me irritei com a covardia e a idiotice dele! Ele quase matou o Yato, só soube chorar, só pelo final que ele foi útil... Enfim, não dei meu like nele!
E uma coisa: Só eu gosto da Nora? Tipo assim, eu me familiarizei com ela, curti muito o jeito dela, a acho até que bonitinha... E parece que sou o único. Ela é a minha favorita. Mas esta é minha opinião. Você pode escolher gostar ou não dela.
 Sobre o enredo... Pois bem, é como falei no início: Pode parecer algo tipo Yu Yu Hakusho misturado com Bleach e Soul Eater logo no primeiro episódio, mas isso é só aparência. Conforme a história avança, Noragami vai criando uma identidade própria, que foi além das minhas expectativas. Ele não é um anime que depende muito do ecchi (só em algumas cenas) como ferramenta para atrair o público. Noragami tem um mix perfeito de sobrenatural e comédia, com várias cenas de ação e emoção. A trama é magnifica, Noragami conseguiu se desenvolver em tão poucos episódios (apenas 12), algo que alguns animes demoram pelo menos 26. Não teve enrolação nem uma trama corrida demais. As coisas aconteceram de forma natural, e bem desenvolvida. É um anime encantador. 
"Pô, mas falando assim parece que o anime é perfeito!" Bem, ele tem seus problemas. Os últimos episódios são fillers, o personagem Rabo não existe no mangá, e pior, fazem a deusa Nora parecer uma vadia por causa do que ela faz! Pelo menos, o final do Yato e da Hiyori foi, no mínimo, legal (ou fofo).
 A animação é muito boa, uma das melhores que eu vi neste inicio de temporada, e tem um 3D bem utilizado, principalmente no Ayakashis. Devo destacar que a abertura e o encerramento já podem ser garantidos na lista dos melhores temas de animes de 2014? O estúdio que produziu Noragami, o Bones (o mesmo de Fullmetal Alchemist, Soul Eater, No. 6 e Gosick) fez um trabalho de qualidade, com bastante dedicação. A dublagem de Noragami é outra coisa que devo dar ênfase, pois nunca vi um anime tão bem dublado como este.



E seus dubladores não são dubladores qualquer: Hiroshi Kamiya (o Trafalgar Law de One Piece) como Yato; Maya Uchida (a Minori de Outbreak Company) como Hiyori; Yuki Kaji (o Eren de Shingeki no Kyojin) como Yukine; Aki Toyosaki (a Yui de K-ON!) como Kofuku; Rie Kugimiya (a Taiga de Toradora!) como Nora; e muitos outros muito bons.  A direção ficou por conta de Kotaro Tamura, com roteiros de Deco Akao (Arakawa Under the Bridge, Astarotte no Omocha!, Nazo no Kanojo X)  e o character designer de Toshihiro Kawamoto (Tenpou Ibun Ayakashi Ayashi, Gosick). Tudo em boas mãos, o que garantiu a qualidade deste anime.
Comentários Gerais
Noragami é um anime que eu recomendo fortemente. Ele tem de tudo para agradar ao grande público otaku. Baseado em um mangá escrito por Adachitoka (é psdônimo, tá?), Noragami com certeza é um dos melhores animes de 2014.
 Eu digo para que assistam, e como sempre, pelo menos 3 episódios para determinar se vai acompanhar ou não. Infelizmente, o anime de Noragami serviu mais para ser propaganda do mangá, por isso os tão poucos episódios e o final filler. Ainda sim, com o hype que ele criou, talvez ganhe uma segunda temporada, algo para qual torço muito. Com certeza, Noragami é digno de ser um dos melhores animes desta temporada.

Por MIKA

Nenhum comentário: