Translate

sábado, 22 de março de 2014

Analisando- Log Horizon: O SAO que deu certo?

Bom, pelo menos é o que dizem

Por MIKA

Mais uma temporada chegando ao fim. E hoje vou analisar um anime da temporada anterior a esta: Log Horizon, o anime que foi acusado de ser plágio do amado e odiado Sword Art Online.  Bom, devemos admitir que existem muitas semelhanças entre ambos, mas será que a qualidade de LH é determinada por isso? Vale lembrar que este texto vai mais por minha opinião, por isso podem me criticar nos comentários e dizer sua opinião sobre o anime em questão. Então, vamos iniciar a conexão! (Não resisti a piadinha).
A história
A história começa quando 30.000 jogadores ficam presos em um jogo de fantasia online no mundo de Tale Elder. O que antes era um mundo de espadas e feitiços, agora é o mundo real.
Considerações Técnicas
LH possui diversos personagens, cada um ao seu estilo. O protagonista, ele não é um cara bonito que atrai a mulherada tipo o Kirito. Mesmo sendo tão certinho quanto, ele é um estrategista nato que sabe como equilibrar as atenções, e é um cara que você pode achar chato, mas ao mesmo tempo divertido. Diferente do camarada Kirito, Shiroe não está às voltas de um harém como a gente vê por aí (apesar de nos últimos episódios, três garotas se apaixonam por ele). O cara é foda!
O Naotsugu é meio pervertido, mas ele é um personagem fácil de aturar, e tem seus momentos legais e engraçados. A Akatsuki é a personagem mais foda do anime (e também a mais fofa) e muitos podem curtir ela. Ainda temos a Minori, que é inteligente e é alguém meio que sem uma personalidade definida. Acho que gostar ou não vai ser mais difícil. No geral, há muitos personagens, então fica a cargo de você dizer de quem gosta ou não. Só posso resumir uma coisa: Eles são mais bem elaborados que os de SAO, e, portanto, são mais carismáticos.
Só a Serara, que mesmo pela aparência moe, tem seus momentos chatinhos... Mas eu até que gosto dela.
 Mas enfim, a ambientação do anime é muito boa, remete mesmo a um MMORPG! Vários elementos que SAO já tinha, aqui são transmitidos de uma forma mais suave. Nisso, o anime surpreende.
Uma coisa que incomodou muita gente: No decorrer dos episódios, a história parece meio “parada”. Os personagens não tem o objetivo de sair do jogo, como tinha os de SAO, mas sim, sobreviver e se adaptar ao novo ambiente. Tal objetivo só veio florescer no último episódio, e apenas no protagonista.  Fora que em boa parte não temos cenas de lutas. Isso meio que irritou muita gente, e fez com que muitos parassem de assistir o anime. Mas quem disse que é preciso de ação para ser bom? LH tinha mais embates psicológicos e de inteligência. Shiroe sempre quebrava a cabeça para bolar um novo plano, um novo contra-ataque. Fora que LH tem seus momentos cômicos.
 O anime não precisou de muitas lutas para poder ser boa. Nisso ela corrige SAO, mostrando que até mesmo em shonens a inteligência pode ser a melhor arma. Algo já usado em Death Note. LH conseguiu fazer um mix de shonen de luta com anime de estratégia inteligente, algo que eu admiro muito.  
E a animação? Bom, ela é até que aceitável. Aceitável por quê? Porque ela se utiliza de cenas meio paradas e de cores berrantes. As cenas de luta, por exemplo, acaba ás vezes parecendo uma sequência de fotos paradas. E quanto às cores? Bom, elas dão um ar infantil ao anime. Alguns podem não se importar, mas pelo menos para mim ficou meio estranho. Não é à toa, uma vez que o anime foi produzido pelo Satelight, que produziu o anime de Arata Kangatari e coproduziu o de Fairy Tail. Pegue estes dois animes e você verá.
E não sei se é por que sou meio desligado (MEIO???), mas eu não notei a presença de 3D neste anime. Se tiver, então deve ser pouco. E isso é necessariamente ruim? Não, pois isso em nada vai interferir na trama ou na qualidade! LH seria como os animes de antigamente, que nada se utilizavam deste recurso, e conseguiam ser belos (tipo Sakura Card Captors). E mesmo por que, o 3D é usado mais para fazer pisos, naves, etc. E LH não precisou de nada disso.
 A dublagem de LH também é muito boa. São vários dubladores profissionais, que deram o charme do anime. São eles: Takuma Terashima (o Mugai de Mushibugyou) como Shiroe; Emiri Katou (a Blair de Soul Eater) como Akatsuki; Tomoaki Maeno (o Kiyokazu de Kobato) como Naotsugu; e muitos outros que não dá para citar aqui. A direção ficou por conta de Shinji Ishihara, que cuidou do anime de Fairy Tail. E devo elogiá-lo por conta disso, pois ele conseguiu nos passar o clima agradável e divertido de LH de forma que você quer ver logo o próximo episódio.
E destaque para uma das melhores aberturas de anime que eu já vi.
Comentários Gerais
Não são apenas duas ou três pessoas que confirmam que Log Horizon é o que Sword Art Online deveria ter sido desde o começo. Se você busca uma série que literalmente te coloca dentro do universo de um MMORPG, poucos conseguem tão bem essa imersão como Log Horizon.
Ao assistir você não só se identifica com um jogador como também consegue apreciar cada pedaço da animação e da história que te familiarizam com um mundo alternativo. O anime não é perfeito, isso é claro, mas além de corrigir os pontos fracos de SAO, ele também gera seus próprios pontos fortes sem precisar depender do primeiro.
Apesar da premissa parecida e que possa gerar algum “Isso é uma cópia!” de fandom, Log Horizon se mostrou um belo anime com elementos muito bem trabalhados pelo estúdio Satelight.
Se eu recomendo? Claro. Afirmo: Vale sim a pena assistir e se deliciar com cada minutinho dos episódios. Para quem achava que só SAO podia ser anime de MMORPG, está completamente enganado.
Só aviso que, se você é do tipo que só vê animes por causa das lutas, então LH não foi feito para você, pois é como eu disse antes, tem mais coisa de inteligência do que de ação.
A novel do qual o anime adapta (sim, assim como SAO, LH também tem origem em uma novel) não tem tido boas vendas, juntamente de seu Blue-Ray e do DVD, mas o anime mesmo assim vai ganhar segunda temporada (deve ser porque LH é patrocinado pelo governo). Aproveite enquanto ela não aparece para assistir o anime. Se não gostou, beleza é questão de gosto. Mas se gostou então tudo bem. Aproveitem agora.
E a Akatsuki é a melhor personagem, só pra constar.

Nenhum comentário: