Translate

sexta-feira, 28 de março de 2014

Analisando- Golden Time: Afinal, memórias podem superar o amor?

Aviso: Nunca tive namorada pra saber!

Por MIKA

O anime da analise de hoje é o romântico Golden Time, que estreou na temporada retrasada (Outubro, 2013). Antes de começar, devo falar sobre o que fez com que muitas pessoas voltassem os olhos para Golden Time mesmo antes de sua estreia: Ele é da mesma criadora do também romântico Toradora!, que é um dos animes mais hypados que existe. Enfim, é melhor começar logo esta analise.
A história

No dia em que se formou no colegial, o jovem Tada Banri tem sua vida virada de cabeça para baixo (literalmente): Enquanto esperava em uma ponte uma garota por quem era apaixonado, Banri acaba despencando de lá. Ele não morre, mas perde todas as suas memórias de antes do acidente, e assim surge um novo Banri. Um tempo depois, ele vai para a faculdade, e no caminho encontra um rapaz chamado Mitsuo Yanagisawa, que diz que está lá fugindo de uma “certa pessoa”. Para a surpresa de Yana, a tal garota, Kaga Kouko, aparece na faculdade querendo se casar com ele. Mas o que ela não contava era conhecer Banri. A partir daí, se inicia uma série de situações mostrando o relacionamento de Banri com Yana e Kaga, e também com outrso personagens, e conforme a história avança, Banri tem de confrontar com seu passado e com seus sentimentos.
Considerações Técnicas
Antes de qualquer coisa, um aviso: Se você está procurando personagens ao estilo Toradora, esquece: Banri não é como o Ryuuji, pelo contrário, ele é mais bonzinho e não é um maníaco por limpeza. Kouko parece com a Taiga só na aparência, pois na personalidade é outra coisa. Não, o Yana não vai ser um Kitamura, a Chinami não vai s ser uma Minori, e a Linda, muito menos, será uma Ami. Se você estiver pensando que verá o povo de Toradora reencarnado ali, pode tirar o cavalinho da chuva. Mesma autora, mas personagens completamente diferentes!
Aliás, eu devo falar sobre a Kouko. Ela foi a que mais evoluiu. No inicio era uma patricinha reclamona chata pra caralho, que queria que os outros fizessem tudo o que ela quisesse, e aparentava apaixonada pelo Banri apenas pra causar ciúmes no Yana. Mas no decorrer da história, ela conseguiu ficar menos chata, mas divertida, e mais: Provou que realmente ama o Banri e que realmente deixou o Yana de lado! Devo elogiar esta transformação tão bem trabalhada. Demais evoluíram um pouco mais lentamente. Banri continua o mesmo desde o início, só quando ele temporariamente recuperou as memórias que ele mudou. Linda continuou a mesma. Yana mudou um pouco (até pintou o cabelo) e passou a amar outra garota. E Chinami e o garoto-2D continuaram os mesmos.
A trama é algo que pode lembrar Toradora, mas não é: Em Toradora, o povo tá no colegial, o que seria nosso ensino médio. Aqui, eles estão na faculdade. Ou seja, os conflitos amorosos aqui se diferem um pouco dos de Toradora. Enquanto em Toradora tínhamos adolescentes como protagonistas, aqui são jovens que estão indo para a fase adulta, o que já causa certas diferenças. Isso pode assustar os desavisados que esperam um novo Toradora, e alguns podem achar a trama meio arrastada. Os 11 primeiros episódios podem parecer como intrigas amorosas em um clima mais leve. A partir do 12, começam a ter mais dramas amorosos pessoais, e isso pode chatear alguns, que estavam mais acostumados com aquele clima do Toradora.
Vejam, eu cito muito Toradora e comparo Golden Time bastante com ele por um motivo simples: Muitas pessoas que conheci e que estavam interessadas neste anime só iam ver por causa do Toradora. Mas algumas pessoas abandonaram, afirmando que se decepcionaram. Não é por que o anime é ruim, e sim por causa do que falei antes: A parada não é algo tipo Toradora, pode até parecer, mas a história segue um rumo diferente!
O final é algo meio corrido, parece que quiseram resumir tudo da ligh novel em apenas 24 episódios. O anime, resumo como um vaivém: Ás vezes é rápido demais, mas também tem momentos demorados demais. Essa mudança de ritmo constante pode assustar os fãs de... Vocês sabem.
A animação é boa sim. É simples, algo típico do estúdio J.C Staff (Toradora!, Shakugan no Shana, Zero no Tsukaima, To Aru Majutsu no Index). O 3D é algo também bem simples, mas tá valendo. A direção de Chiaki Kon (Umineko no Naku Koro Ni, Higurashi no Naku Koro Ni, Midori no Hibi), e os roteiros de Fumihiko Shimo (O Desaparecimento de Haruhi Suzumiya) são bem complexos, em definição simples. As coisas vão acontecendo, e você pode questionar um ou outro detalhe, mas no fim tem de aceitar tudo. A dublagem é boa. Yui Horie (a Naru de Love Hina, e também a Minori de Toradora!) no papel de Kaga Kouko ficou algo bem divertido, e combinou bastante. O novato Makoto Furukawa e a experiente Ai Kayano (a Menma de Ano Hana) conseguiram convencer em seus papéis como Banri e Linda, respectivamente. Enfim, os dubladores merecem os parabéns.
 Comentários Gerais
Golden Time merece créditos pelos personagens que envolvem a obra, embora para alguns a trama não tenha se desenvolvido tão bem assim com o passar dos episódios. Eu, sinceramente, acho Toradora bem melhor e mais divertido do que Golden Time, mas isso é em minha opinião e gosto pessoais. O anime, eu recomendo principalmente para os fãs de Toradora que querem experimentar algo novo vindo das mesmas mãos que conceberam a “Tigresa de Bolso” e a “única pessoa capaz de parar a Tigresa de Bolso”. Mesmo se você não curtiu Toradora, vale dar uma conferida em Golden Time. Se você quiser assistir só por causa da autora, se prepare para ver algo diferente da obra anterior que já citei diversas vezes nesta analise.
 A possibilidade de ter segunda temporada é nula, por que primeiro, a história acabou ali, não há mais nada para se desenvolver ao redor dos protagonistas, a não ser que os produtores queiram agora se concentrar nos demais personagens. E segundo, pelo que sei o final do anime é o mesmo da light novel. Algo parecido ocorreu em Toradora, de novel e anime acabarem juntos.
Talvez Golden Time não se torne um hype como seu “irmão mais velho”. Claro que após o fim do anime, os produtores queiram ver quais os resultados que obtiveram, e assim dar o verendíssimo final.
Por enquanto, devemos torcer para que um dia light novels sejam publicadas no Brasil. É sério, gente. Não acho tão facilmente novels traduzidas na net. Se alguém aí conhecer, poderia me informar?
Ah, e só para deixar de bônus, encerrando Toradora! Já que citei tanto ele neste post, tenho de pelo menos dar os créditos.

Nenhum comentário: