Translate

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

SYO Tops: Animes Tristes

Até pessoas com corações de gelo podem chorar

Por MIKA

Levante a mão quem nunca experimentou uma pequena sensação de tristeza após assistir um anime? Diálogos fortes e diversos temas que beiram a nossa realidade costumam ser abordados no mundo da animação japonesa o que faz com que isso seja uma das características mais marcantes destas produções. Muita gente deve ter se questionado sobre a vida por causa das situações apresentadas numa série. E, claro, os fãs choram com os animes que estão vendo.
E nós, do Sekai Yume Otaku, preparamos uma lista dos 10 animes que fazem você chorar até seus olhos secarem. 
E vale reforçar: Esse post é apenas uma lista com o gosto pessoal e de animes que em nossa opinião se destacaram. Provavelmente alguma coisa que você gosta acabou ficando de fora, e alguns irão discordar de termos colocado tal anime na lista. Mas é para isso que serve a nossa parte de comentários, coloque lá o anime que faltou e o porquê de você gostar tanto! E coloque também o anime que você acha que não deveria estar nesta lista. Afinal, a ideia é justamente fazer com que vocês interajam e possam opinar e dizer quais foram as suas séries mais tristes para acompanhar. 
Agora pegue os animes dessa lista que você acha que são mais tristes e adequados ao seu gosto e faça uma maratona. Só não se esqueça dos lenços de papel para enxugar suas lágrimas. E fique preparado para quando sua mãe entrar no quarto, vir seu rosto e perguntar "O que houve, filho/filha ? Por que está chorando?". 

10- Kamisama no Inai Nichiyoubi



O 10º lugar da nossa lista é um anime não tão conhecido quanto os que vêm por aí, mas ainda sim eu o considero bem triste. Eu já escrevi aqui no Sekai Yume Otaku uma analise sobre KamiNai, destacando seus pontos negativos (que são muitos) e seus pontos positivos. Mas, como eu mesmo disse na analise, vale a pena assistir KamiNai. Apesar de o final ser um pouco confuso e não ser exatamente triste, temos de assumir, nós acabamos derramando uma lágrima ao assistir, fora que o anime tem uma das trilhas sonoras mais tristes que conheço. Não consigo não me emocionar com o encerramento. Mesmo com seus problemas, KamiNai nos fez chorar pelo passado de alguns personagens e o desejo de cada um. Por isso, nada justo deixar este anime de fora da nossa lista. Merecido 10º lugar!

09- School Days



Sabe aquele anime que dá raiva e ao mesmo tempo nos deixa tristes? E ele tem um nome: School Days. Eu conheço gente que detestou este anime, que acha que é uma “novela mexicana feita no Japão”. E de fato, parece uma. E de fato, você sente raiva em muitos momentos durante os 12 episódios da animação. Conheço gente que fala mal de School Days. Outros falam bem dele. Então, chegamos a uma conclusão: School Days é como SAO, um anime que divide opiniões e alguns aprovam e outros o rejeitam. Mas por que ele está aqui na lista? Bem, devo confessar que em alguns momentos, o anime é cansativo, você sente raiva da Sekai, e você pode acabar odiando o protagonista Ito Makoto, que por sinal, se torna um daqueles babacas que passa trator em todas as meninas... Mas o anime tem seu toque até que delicado em alguns momentos você sente um aperto no coração, que você chega até chorar. Talvez, a personagem que você mais irá gostar é a Kotonoha (pelo menos, acho que é isso, uma vez que o Makoto e a Sekai são personagens “detestáveis”). Por isso, eu recomendo que assista pelo menos 3 episódios antes de julgá-lo. Vale o aviso: O anime tem cenas de morte e pornografia, e o final é, digamos, algo que pode chocar alguns.

08- Fruits Basket




Tá, vocês devem estar querendo perguntar “Por que incluiu Fruits Basket nessa p****?” Bom, aí é questão mais de gosto. Sei que temos cenas engraçadas com Shigure, Ayame e companhia, e rimos quando a Kagura vai atrás do Kyo... Mas... Quem aqui não chorou com o passado do Momiji ou o da Tohru? Quem não chorou nos últimos episódios? Quem não chora com a abertura e o encerramento? Olha, eu acho que só um insensível mesmo pra não chorar com isso tudo. Principalmente com o Momiji! Poxa, é o Momiji! Para mim, ele tem um dos passados mais tristes de Fruits Basket! Vale a pena ver o anime, e vale mais a pena conferir o mangá (que já foi publicado por estas bandas pela JBC. Valeu JBC!). Ah, e a tradução não é “Basquete de Frutas”, só para avisar.




07- Angel Beats!



Alguém aí tem um lenço de papel? Angel Beats é aquele anime em que você ri com alguns episódios, fica confuso sobre o que está acontecendo, mas no final, acaba chorando feito uma criança. Enquanto eu fazia esta lista, me perguntaram o porquê Angel Beats ficar com o 7º lugar. Bom, Angel Beats não é tão triste quanto os que vêm por aí, mas ele é mais triste que todos os animes anteriores juntos. É um daqueles animes que você não pode reclamar que não há nenhum personagem “gostável”. Há muitos e algum deles você deve se identificar e gostar. Apesar de só ter mostrado o passado de cinco personagens (Otonashi, Yuri, Iwasawa, Yui e Hinata) você consegue chorar junto deles. O da Iwasawa, então, ele é o que me fez chorar mais. E no final, quando eles desaparecem? A cena final é bem triste. O final eu diria foi regular, eu queria saber o que aconteceu com outros personagens. Mas ainda sim, é um anime que recomendo bastante, e que é obrigatório na lista de animes tristonhos!


06- Chrno Crusade



Este não poda faltar! A mais bonita e sincera história de amor em um anime é também uma das mais emocionantes. O desenvolvimento dos personagens principais Chrno e Rosette é algo que devemos elogiar, pois é raro isso acontecer em um anime de hoje em dia, mesmo este anime sendo meio antigo. Ahistória começa como uma simples história de ação e comédia, mas logo chega ao seu clímax como um verdadeiro romance dramático. Não vai fazer você se emocionar do começo ao fim, isso eu garanto, e possui muitas cenas de ação que quebram a dramaticidade em muitos momentos, mas quero ver quem consegue conter as lágrimas na última cena do último episódio. É sério, gente. A maior tristeza deste anime é seu último episódio. São 24 episódios para você ver e chorar. Destaque para o encerramento, que é um dos mais tristes que você vai conhecer. É, Saeko Chiba, valeu por nos fazer chorar com sua bela voz!



05- Puella Magi Madoka Magica


Sabe quando você assiste a um filme, desenho ou seriado, ou quando joga um jogo novo, aí depois de algum tempo você pensa “Isto aqui vai se tornar um clássico na mídia dele”. Pois é, seria essa a definição de Madoka Magica, no qual muitos o consideram um clássico (nós também) mesmo sendo um anime recente, de 2011. Enfim, sem palavras. Foi assim que fiquei diante de Madoka Magica. Sabe aquela frase, “Não julgue um livro pela capa”? Pois ela se encaixa direitinho em Madoka. Ele pode parecer um anime infantil a primeira vista, mas quando você o assiste... PO****A, QUE ANIME TRISTE E DEPRIMENTE! Aí você pensa “Apesar de parecer infantil, isso é algo bem triste e adulto! Não devia ter chamado meu irmãozinho/irmãzinha para assistir comigo!”. Fora que o anime chama a atenção pela mistura com elementos surreais. A série contou com 12 episódios e foi rodeada de situações complicadas. Primeiro ameaças de cancelamento devido à cenas mais fortes de violência. Depois teve seu final adiado pelo terremoto que afetou o Japão em 2011. Fato é que ela conquistou admiradores, fãs e “seguidores” em seu período de exibição. Sua venda de DVD’s e Blu Rays liderou a Amazon e a expectativa da mídia foi enorme, chegando até mesmo a ser estampada no jornal de maior importância no Japão. O estardalhaço foi muito, mas foi merecido. Madoka marcou, e será para sempre um anime que ficará guardado na lembrança daqueles que o assistiu.

04- Kanon 2006


Muitos deviam estar reclamando “Cadê os animes da Kyoto Animation nesta lista?!” Pois aqui está para vocês não reclamarem mais (mentira). Este anime não podia faltar. A trama é algo belíssimo e envolvente, que te faz querer ver o próximo episódio. E o final é muito triste, meu deus! É de chorar por muitos dias! Pelo menos o final do arco Makoto... Ah, que se dane, o anime todo faz você chorar! Algo digno da Kyoto Animation. Aliás, talvez Kanon seja assim triste por ser dos mesmos criadores de Clannad. Pois é, tal pai, tal filho... Merecido 4ºlugar para Kanon!

03- Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai


Acredito que quando se fala em animes tristes, AnoHana é um dos primeiros a vir na cabeça do povo. Com certeza AnoHana foi o golpe fatal para fazer muitos marmanjos com pose de machão derramarem lágrimas em 2011, principalmente no último episódio. Conheço gente que chorou desde o primeiro. Enfim, quem diria que seria uma fantasminha a fazer muitos otakus chorarem. Confesso que um dos motivos que esse post está sendo feito, é para não deixar de falar desse maravilhoso anime que possui uma linda história de amizade e como um acontecimento pode marcar e mudar para sempre a vida das pessoas. Em apenas 11 episódios o anime me fez ficar ligado a todos os personagens, a história e claro me fez chorar. Ele pode não te fazer chorar, mas certeza que vai te fazer sorrir e é obrigatório assistir! Destaque para as músicas de abertura e encerramento que são bem deprimentes.

02- Clannad/Clannad ~After Story~


Ah, que decisão difícil foi. Colocava a primeira ou a segunda temporada de Clannad? Como as duas são igualmente tristes, coloquei as duas de uma vez. Com certeza, Clannad é mais do que obrigatório em qualquer top de animes tristes, ele praticamente é obrigado a ficar em posições altas! Ele é um golpe fatal de lágrimas maior que AnoHana! Da KyoAni, o mesmo estúdio de Kanon, Clannad possuí um elenco de personagens cativantes, cada um com uma história. E um desenrolar bem triste, onde a cada episódio você derrama um pouco de lágrimas. Baseado em um jogo de Visual Novel da empresa Key (a mesma de Kanon e Air, olha só!), Clannad foi coroado como o “Rei dos Animes Tristes” e gerou uma série de produtos, incluindo um filme produzido pela Toei Animation (o mesmo estúdio de One Piece, Dragon Ball, Toriko). Porém, mesmo tendo toda essa bajulação, Clannad não é nosso top 1. Mas ainda sim, dá pra chorar muito, e me diga: Quem nunca cantou Dango Daikazoku?


01- Hotaru no Haka (Túmulo dos Vagalumes)


E o nosso campeão no top de animes tristes não é uma série em anime, mas sim, um filme! Mesmo assim, Hotaru no Haka (aqui, conhecido como Túmulo dos Vagalumes) consegue ser mais triste e depressivo que AnoHana e Clannad juntos, e olhe lá! Certo, preciso fazer uma pergunta antes de tudo: você está com depressão? Você respondeu sim? Então é melhor nem assistir, estou falando sério. Mesmo a pessoa mais feliz do mundo vai chorar até formar um rio de lágrimas. O Túmulo dos Vagalumes é o filme em anime mais triste que eu conheço. É incrível como o Isao Takahata consegue fazer com que nos importemos tanto com os personagens em menos de uma hora e meia de filme. Você pode pensar que não vai gostar porque é antigo, mas a animação do Studio Ghibli é incrível para a época. Merecido o primeiro lugar!

Nenhum comentário: