Translate

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Analisando- Kyoukai no Kanata e o sobrenatural da Kyoto Animation

Por MIKA

O sobrenatural nunca teve um grande amor por... Óculos! Até agora...

E mais uma temporada de animes chega ao fim. Outubro nos proporcionou animes de grande diversão, como os engraçadinhos Outbreak Company e Yuusha ni Nare na Katta ore wa Shibushibu Shuushoku wo Ketsui Shimashita (o ecchi semelhante à Maou-sama!), e até mesmo o esportivo Diamond no Ace. Tivemos ainda a estreia de animes que vão durar mais uma temporada, como Strike The Blood, Golden Time, Magi: The Kingdom of Magic, Kuroko no Basket 2 e Log Horizon (o anime semelhante a SAO). E aqui neste post, analisarei um anime desta temporada de outubro de 2013 que chega ao fim: Kyoukai no Kanata. Vale lembrar que este texto vai mais por minha opinião, por isso podem me criticar nos comentários e dizer sua opinião sobre o anime em questão. Então, vamos seguir em frente!
A história
Kyoukai no Kanata conta a história de um garoto chamado Akihito Kanbara, que na verdade é meio humano e meio “Youmu”, uma criatura que consegue se curar rapidamente de feridas e machucados. Em um novo ano letivo, Akihito conhece Mirai Kuriyama, uma garota que tenta se suicidar pulando do telhado do colégio. Akihito salva a garota da morte, mas mal sabe que ele está se envolvendo com a única pessoa do mundo, até mesmo espiritual, a conseguir controlar sangue. A partir daí surge uma história de suspense e de extrema tensão que te prende a cada instante que passa.
Considerações Técnicas
Vamos por partes: Primeiramente, falarei dos personagens. O nosso protagonista, Kanbara Akihito, é como qualquer protagonista de shonens: Uma pessoal de vida normal (apesar de ter algum poder) e tem a vida alterada devido a um encontro inesperado com uma garota. Não pude deixar de me lembrar um pouco de Bleach e do recente Strike The Blood. Em STB, por exemplo, logo no inico do anime o protagonista já tinha um grande poder. Aliás, em certo momento me lembrei de Naruto, ao revelarem que o Akihito tem um poderoso youmu dentro dele, um youmu perigoso. Durante o anime todo, o garoto parecia um cara inútil até que enfim, no último episódio, ele foi lutar. Fora que ele é engraçado devido a sua tara por meninas com óculos. Já a nossa amiga, Mirai, ela faria o mesmo papel da Rukia em Bleach e da Yukina em Strike The Blood: ser a garota com quem o protagonista topa e acaba dando uma mexida no mundo dele. Porém, a Mirai é bem atrapalhada, e apesar de ter seus momentos moe, ela ás vezes é muito chata, me irritando um pouco. Porém, eu gosto dela, e na maioria das vezes, ela é mais protagonista que o próprio Akihito. Além disso, ela possuí poderes incríveis, o de manipular o sangue. Aqui, eu me lembrei de Deadman Wonderland...
A Mitsuki e a Sakura são minhas personagens favoritas. Apesar de não ser mencionado, para mim ficou claro que a Mitsuki é apaixonada pelo Akihito. Ela, com aquele jeito sério de kuudere (ou seria dandere?), fez dela uma personagem bastante popular. A Sakura também é meio assim, fora que acho divertida quando ela dorme de pé. Fora que ela é muito fofa!
Ainda tivemos a presença de Hiroomi, o cara divertido com tara por “irmãzinhas”, e as youmu Ayaka e Ai (mesmo esta última ser uma personagem exclusiva do anime). E a personagem Izumi, de quem eu não gosto nem um pouco. Enfim, tem personagens para todos os gostos, por isso não adianta reclamar que não tem personagens para você gostar. Pode gostar de todos, mas acredito que odiar todos você não irá odiar.
Mas com tantos personagens, como foi o aproveitamento deles? É aí que entra a falha do anime. Já tinha falado na minha analise sobre o Kamisama no Inai Nichiyoubi sobre o mau aproveitamento dos personagens secundários. Isso se repete aqui, só que de outra forma: Apesar de não ter o entra e saí de personagens secundários como em KamiNai, eles são deixados de canto. Poucos destaques tiveram. A Mitsuki é um exemplo. Não é porque eu gosto dela, mas acho que ela era uma personagem que poderia muito bem ter mais destaque no anime. Confesso que achei que a falta de utilidade dela no anime seria para surpreender no final, mas infelizmente me enganei. No episódio final, ela mesma declarou que queria lutar, já que por anos ela sempre era a que ficava de fora, e nisso achei que finalmente a garota iria fazer algo muito foda. Mas não, o vilão se isolou junto da Izumi em uma dimensão diferente, e pronto. Acabou com tudo. Mais uma vez a Mitsuki ficou sobrando. Não só ela como outros personagens. Pois é, personagens demais, tempo de menos.
 Mas a coisa não para por aí: Lembram-se que eu citei que em KamiNai, muitas perguntas foram deixadas sem resposta? Pois é, o mesmo problema se repete aqui. Quer exemplos? [SPOILER] No último episódio, é revelado que a Izumi tem um yomu dentro do corpo dela, assim como o Akihito. Mas tal fato poderia ter sido mencionado em episódios anteriores para, posteriormente, ser explicado no anime. Nada disso, o anime acaba e não nos explicam quem é este yomu e o motivo dela ter um yomu no corpo. Além disso, a Mirai desaparece e reaparece no final do episódio, e ficamos sem saber como ela retornou [FIM DOS SPOILERS]. Esses são só exemplos de perguntas que não foram respondidas.
Voltando a trama, vi muita gente que leu a light novel reclamando, pois o anime é um resumo da light novel, por isso eles cortaram algumas coisas. Eu não me importei muio, só achei ruim o mau aproveitamento de personagens e dos mistérios apresentados. O episódio 06 foi um filler que, para muitos, foi desnecessário. De fato, não contribuiu nada para o anime, mas deu para nós nos divertimos um pouco.
A animação é boa, bem detalhada. O 3D também está impecável. O traço... Bem, só de olhar sabemos que é um anime da Kyoto Animation (mesmo estúdio de Clannad, K-On!, Suzumiya Haruhi, Hyouka e do recente Free!) devido ao character design, Miku Kadowaki, ser o mesmo de outros animes do estúdio, como Chuunibyou, K-On!, Hyouka e Free!. Parece até que personagens como Haruka Nanase (Free!) ou Eru Chitada (Hyouka) foram transportados para o anime. Por isso, só de ver, você sabe que é mais um trabalho da KyoAni (com exceção de um anime chamado Kokoro Connect, que apesar do character design ser do mesmo que faz os da KyoAni, este anime é de outro estúdio, o Silver Link.). Aliás, um dos recursos visuais em animes produzidos pela KyoAni é o uso muito distinto de padrões de chão, que tem sido usado em todos os seus trabalhos até hoje, o que justificaria a beleza do anime, que para mim, é um dos que teve a melhor animação nesta temporada. Os personagens principais são bem construídos. Os secundários, nem tanto.  O anime contou com a direção de Taichi Ishidate (que esteve na equipe de Suzumiya Haruhi, Nichijou e outros da KyoAni), roteiros de Jukki Hanada (Level E) e trilha sonora de Hikaru Nanase (Galaxy Angel). O tema da abertura do anime é cantada por Minori Chihara, a dubladora da Mitsuki, e que fez um bom trabalho, já que a música em si foi feita para o anime.
A dublagem contou com dubladores como Kenn (o Jinbei Tsukishima de Mushibugyou) no papel de Akihito; Risa Taneda (a Yukina Himeragi de Strike the Blood) no papel de Mirai; Minori Chihara (a Yuki Nagato de Suzumiya Haruhi); Tatsuhisa Suzuki (o Yoshida Haru de Tonari no Kaibutsu-kun) no papel de Hiroomi, e outros dubladores bons e dedicados. Enfim, tiveram bastante cuidado e delicadeza com Kyoukai no Kanata, o que já mostra que este anime possuí tudo para agradar aqueles que são mais rabugentos.
Comentários Gerais
Kyoukai no Kanata conseguiu conquistar muita gente, mas ainda falta pouco para ser um grande sucesso como Shingeki no Kyojin. É louvável que o anime possuí muitas coisas boas, mas ainda sim, não é algo que vá fazer um sucesso enorme. Para mim, ele fica no mesmo nível que KamiNai, só que de outra forma. Ambos conseguiram me agradar, mesmo tendo suas falhas, mas KamiNai conseguiu ir mais além do esperado, enquanto Kyoukai no Kanata só foi até a metade da expectativa. Pela proposta, era para ser um anime sombrio de fantasia e mistério, mas eu pouco senti isso. Tanto que teve gente que começou a assistir esperando um anime de terror, algo inédito para a KyoAni (quem conhece os animes do estúdio, vai entender). Mas Kyoukai no Kanata acabou ficando como Hyouka: com o clima de mistério, mas sem reforçar muito a proposta (apesar deste ser um dos poucos animes da KyoAni que tem presença de sangue). 
 Apesar de tudo, o anime acaba de entrar para o belo currículo da KyoAni, e é mais uma prova que o estúdio sabe fazer um bom trabalho, mesmo que nestes 32 anos de vida e sendo bem popular, a KyoAni tenha produzido apenas 17 animes (provavelmente isso ocorre porque os animadores não fazem horas extras, diferentemente de muitas outras empresas da indústria de animes).
Enfim, só posso dizer que Kyoukai no Kanata é um anime engraçado e emocionante. Adaptado de uma light novel escrita por Nagomi Tourii e com ilustrações de Tomoyo Kamoi, e publicado pela própria Kyoto Animation, Kyoukai no Kanata é, com toda certeza, uma história realmente apreensiva, com a qualidade que a KyoAni sempre disponibiliza em suas animações e com uma equipe de qualidade para o projeto. Se “Hyouka” já foi considerado por muitos um marco para o estúdio dentro do gênero, provavelmente Kyoukai no Kanata conquistou de vez aqueles que ainda não se renderam ao estúdio. A light novel, inclusive, já ganhou uma menção honrosa no prêmio Kyoto Animation Award na categoria de Light Novels em 2011. Aliás, antes mesmo da KyoAni decidir produzir o anime, o estúdio já havia feito um comercial para ajudar na divulgação da obra, como pode ver abaixo:

Porém, infelizmente, o anime não ajudou muito nas vendas da light novel, e provavelmente as vendas do Blue-Ray não sejam tão boas. Por isso, acredito que a possiblidade de uma 2ª temporada é muito difícil. Mas, quem sabe, em um futuro não muito distante, voltemos a ver Kuriyama Mirai e Kanbara Akihito.
Por MIKA

Nenhum comentário: