Translate

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Analisando- Galilei Donna: O anime que brinca com a história

Por MIKA

Acho que isso foi mesmo uma teoria de conspiração sobre o gênio Galileu Galilei.

Toda temporada tem um anime bom, um leviano e um ruim. Com esta última temporada, não foi diferente. E eu vou falar de um anime leviano, não sei dizer se é puxado para o bom ou ruim. O anime é Galilei Donna,, um anime original, ou seja, sem se basear em outra mídia (mangá, game, light novel). Aliás, pode não parecer, mas animes originais são bem comuns. Basta ver um dos maiores sucessos da indústria de animação, a franquia Code Geass, que começou como anime para depois virar mangá, game... Mas esta analise é sobre o peculiar Galilei Donna. Afinal, esse anime poderia dar certo? Ou é apenas um fracasso? Vale lembrar que este texto vai mais por minha opinião, por isso podem me criticar nos comentários e dizer sua opinião sobre o anime em questão. Então, vamos seguir em frente!
A história
Galilei Donna conta a história de três irmãs, descendentes do astrônomo italiano Galileu Galilei, que estão na lista dos mais procurados internacionalmente. Motivo? Todos querem saber onde está o "Tesouro de Galileo", e acreditam que elas devem saber onde está. As mesmas decidem reunir escritas deixadas por Galileu Galilei e desvendar este mistério.
Considerações Técnicas
Galilei Donna com certeza vai entrar na lista dos animes com protagonistas irritantes: Kazuki com aquele maldito “Eu quero voltar para casa.” Chega a irritar. Fora que ela não faz nada, e é meio covarde. Mesmo sendo dublada por uma das minhas dubladoras favoritas, ela não conseguiu me agradar. Hazuki, com aquele jeito forte e sempre em busca de justiça, é menos irritante que a Kazuki, mas ainda sim é alguém que você dificilmente você vai gostar em apenas 11 episódios. Se conseguir, então parabéns. A irmã mais nova, Hozuki, ela é a mais útil nesta história. É inteligente (e fofa) e é quem manja dos paranauês todos com suas invenções. Resumindo: É ela quem faz as coisas acontecerem, pois sem ela, o anime seria parado. Mas mesmo assim, a menina tem seus momentos irritantes. Ou seja, é difícil você gostar totalmente das protagonistas.
O vilão Roberto foi um típico vilão. Para explicar sua frieza toda, até inseriram um flashback mostrando um trauma de infância. Mas no final, estragaram tudo quando o vilão faz uma coisa que prefiro nem comentar... Pois é, foi um péssimo final para o vilão. Talvez o Cicinho seja o ÚNICO personagem que as pessoas possam gostar mais. Ele é o personagem carismático, com um jeito único. Conseguiu mudar de vilão para mocinho sem causar irritação, e pra mim, foi o único que teve um final legal. Muitos o shippavam com a Hazuki. Eu, por mim tanto faz... De qualquer forma, eu gosto do Cicinho, e acredito que só ele consegue dar uns ares de graça e emoção ao anime. É uma pena que ele pouco aparece...
Mas com certeza, o mais irritante de todos foi... A ANNA! Pelo amor de Deus, que garota mais irritante! “Você são as descendentes de Galileu Galilei”, “É uma emoção estar com as descendentes de Galileu Galilei”, “Ah, vocês são as descendentes de Galileu Galiei”... Ficou assim nos primeiros episódios, mas graças a Deus, ela parou. Ainda sim, ela me irritou e só fez merda. Talvez as ÚNICAS vezes que ela fez algo descente foi ao tentar proteger as irmãs e ao conseguir impedir que elas fossem pra cadeia (coma ajuda de Cicinho, que se mostrou foda neste momento). Ainda sim, vimos que ela trabalhava para o tal Roberto e era meio traíra, até se apegar as irmãs Ferrari (não, não é Fórmula 1, é o sobrenome das protagonistas).  Ainda sim, acredito que dificilmente você poderá gostar dela. Ô, garota irritante demais!
 Se bem que aquele peixe dourado, o Grande Rosso, também é bastante irritante.
No desenrolar da trama, você nota claramente os problemas deste anime: Houve um péssimo trabalho de desenvolvimento sobre os personagens e suas inter-relações, a despeito das boas ideias que nunca chegaram a se concretizar. O anime tinha tudo para conseguir uma boa história, mas tudo foi jogado pela janela, a história foi muito corrida. Nestes 11 episódios, nada de tão emocionante aconteceu, e os poucos momentos de aflição, ainda sim, não foram suficientes. Se o anime tivesse mais episódios, talvez desse para desenvolver melhor a história. Mas não, são só 11 episódios. Talvez nestes 11 episódios desse para desenvolver algo, mas tudo foi desperdiçado.
 Fora que aqui, o Galileu Galilei ficou parecendo um pedófilo. Ô, anime denegrindo a imagem de um gênio...
E o final, então? Eu digo com todas as letras: Foi um dos finais mais patéticos de 2013, junto ds finais de Arata Kangatari e Kitakubu Katsudou Kiroku. Eles tinham a chance de fazer tudo o que aconteceu valer a pena, mas não: No final, nem sabemos o que é o “Tesouro de Galileo”, nos fazendo pensar “O QUÊ?! ASSISTI ESSA MERDA TODA PARA, NO FINAL, DAR NISSO?! E NEM REVELARAM DIREITO SOBRE O QUE É ESTE TESOURO!”. (Se One Piece acabar assim, eu me suicido, isso é, se eu estiver vivo quando One Piece acabar). A cena dramática de Kazuki no tribunal não funciona como deveria, porque não há um background ou algo do tipo que a torne natural, uma vez que a progressão do conflito familiar, especialmente entre ela e Hozuki, nunca fora levado adiante, deixando assim, uma impressão de que eles acham que nós sabíamos de como era a relação delas, sendo que nenhum de nós sabe ao certo. Então, mesmo que os efeitos sonoros sejam bonitos, é só um recurso barato e ofensivo para manipular a reação do espectador. De fato, o desenrolar do tribunal foi divertido, mas ainda falta brilho. Admito, fiquei um pouco apreensivo, mas depois de toda a tensão, acabou dando em merda.
Ainda sim, a animação é boa, apesar de simples. O 3D também não está ruim, mas ainda acho que, em vez de deixar as coisas mais realistas, deixou tudo um pouco mais infantiloide. Mais um trabalho do elogiado e criticado estúdio A-1 Pictures (o mesmo estúdio de Fairy Tail, Ao no Exorcist, Sword Art Online e Kuroshitsuji). O character design ficou muito bom e foi feito pelo Shingo Adachi (o mesmo que fez o character design de Swor Art Online e Working!; tanto que você pode ver em Galilei Donna personagens com semelhanças aos dos animes citados). O diretor Yasuomi Umetsu (o mesmo das OVAs  Kite e Mezzo, duas séries com uma pegada mais forte, de violência e sexo) fez o melhor que pode. Ainda sim, pareceu que o diretor não estava com ânimo para dirigir este anime. Apesar de seus trabalhos com Kite e Mezzo, Galilei Donna não se foca em sexo e violência (mesmo tendo um pouco), até porque foi feito por um estúdio mais conservador (visto a censura em Fairy Tail) e em um bloco mais conservador, o notaminA, da emissora Fuji TV. Talvez seja pela falta disso que Umetsu não tinha ânimo. A abertura e o encerramento não me agradaram nem um pouco, mas agradou alguns, o que pode ser uma boa pedida.
 A dublagem contou com bons e conhecidos dubladores, como Rumi Ōkubo (a Hibachi de Mushibugyou) no papel de Kazuki; Rina Hidaka (a Silica de Sword Art Online) no papel de Hozuki; Kei Shindō (a Inukashi de No.6) no papel de Hazuki; Marina Inoue (a Rei de HOTD) no papel de Anna; e Hiroshi Kamiya (o Trafalgar Law de One Piece) no papel de Cicinho. Os dubladores fizeram um bom trabalho. Podia-se ver, claramente, que eles estavam bastante dedicados ao trabalho, dando emoção até nas cenas sem emoção (a maioria). Ainda sim, do que adianta se esforçar e fizer um bom trabalho, quando a equipe de produção do anime em si não parece muito empenhada. Na boa, as únicas coisas que este anime têm de excelente é a dublagem e a animação. Já o resto...
Comentários Gerais
Galilei Donna é um anime que eu não iria recomendar, devido a seus problemas, e seu final que deixa qualquer um com um gostinho amargo na boca. Apesar de não ser tão decepcionante quanto Sword Art Online, ainda tem o mesmo problema: ser como aquele jogo de videogame que você acompanha antes de sair com uma empolgação grande (aqui, nem tanto), vê vídeos e lê a sinopse percebendo que ali tem um ótimo potencial e que, pode não ser o melhor jogo do ano, mas ainda sim pode ser algo muito bom a ponto de ser o jogo favorito de algum fã. Depois do lançamento, você percebe que não era bem assim, ainda consegue ser um pouco divertido, mas não é lá essas coisas. Na metade pro fim você está jogando enquanto ouve música no computador, só mesmo para saber como vai terminar a história. Diferente de SAO, que foi um sucesso mesmo antes da estreia, Galileo Donna não foi muito repercutido, só fiquei sabendo da existência deste anime quando li o Guia dos Animes da Temporada de Outubro de2013. Aliás, o autor deste guia disse que a história tem bastante potencial. Agora, ele deve ver que foi tudo jogado pela janela, como em SAO...
O anime é cheio de problemas, com personagens pouco adoráveis, uma história corrida que parece até que foi feita ás pressas, um final desastroso e até mesmo confuso. E este foi mais um trabalho original do A-1 Pictures, que teve a mesma quantidade de episódios de outro anime original deles, o adorável e triste Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (ou simplesmente, AnoHana). Mas, diferente deste, Galilei Donna não atingiu o esperado, acabou sendo muito criticado, e muitos o abandonou logo nos primeiros episódios. Porém, assim como há aqueles que não gostaram desde o início, há aqueles que virarão fãs, e até consideram como o melhor anime da temporada, chegando até algumas pessoas que dizem ser o melhor anime do ano!
No geral, podemos dizer facilmente que, assim como SAO, Galilei Donna também é uma linha tênue entre o overrated e o overhated. Amado por uns, odiado por outros. Não há motivos para nenhuma das duas partes em questão, sejamos sinceros. O anime atende as expectativas de alguns e decepcionou outros, algo extremamente normal. Porém, diferente de SAO, este acabou por não se tornar um grande sucesso. Algumas pessoas pedem uma segunda temporada, mas com certeza, não vai rolar. Primeiro, por que o anime foi um fracasso. Segundo, o anime acabou, aquele foi o fim, apesar de ruim. Não dá mais para tirar nada dali. Fora que, sendo um anime original, somente se o pessoal do estúdio quiser é que teremos a segunda temporada. Mas, sabe como é que é, o mundo é capitalista demais, então...
Vejam bem, eu não estou falando para vocês não assistirem. Assistam se quiserem. Esta é apenas minha sincera opinião de merda. Formulem suas próprias opiniões, falem o que acham. Talvez você goste, talvez você odeie. Pelo menos, assistam 3 episódios antes de criticar. Mas se eu não gostei, por que eu assisti até o fim? Para poder ver como se seguia este anime, e se valia a pena ou não colocar como um dos que eu recomendo. Façam a mesma coisa, caso queiram criar uma opinião mais profunda.

Por MIKA 

Nenhum comentário: